Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volta a aumentar sobre o ES

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Jean Pierre Mésidor - Vitória -ES

3 min de leitura

Oferecido por

Nesta sexta-feira (25) a infiltração de umidade aumenta sobre o Espírito Santo por causa da intensificação do vento marítimo e de uma mudança na circulação dos ventos em médios níveis atmosféricos.

 

De acordo com os meteorologistas, a previsão é de chuva moderada, mas que pode ser forte em alguns momentos no sábado, especialmente pelo litoral capixaba. Temperatura cai um pouco por causa da chuva e da grande quantidade de nuvens. Veja aqui a temperatura nos próximos dias na capital capixaba.

 

 

Chuva de maio em Vitória dobrou a média 

A chuva do mês de maio em Vitória já dobrou a média do mês. Em 24 dias, choveu 153 milímetros e a média é de 74 milímetros. Ou seja, já choveu aproximadamente 107% acima da média. 

Entre as capitais do Sudeste, Vitória será a grande privilegiada com chuva do mês de maio. A chuva nas demais capitais está e vai ficar muito abaixo da média até o fim deste mês, apontam os meteorologistas. 

 

Foto: Jean Pierre Mésidor - Vitória -ES

 

Fim de semana

Neste sábado (26), as áreas de instabilidade tendem a se intensificar sobre o litoral do Espírito Santo, reforçadas pela presença de um cavado que é um sistema muito comum que pode acontecer em qualquer época do ano.

 

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, cavado é uma ondulação da circulação de ventos no sentido horário, mas que não completa o giro de 360°C, e podem acontecer em vários níveis da atmosfera. Os cavados podem induzir a formação de nuvens carregadas dependendo da disponibilidade de umidade e a temperatura na atmosfera. 

 

Podem atuar numa pequena área, abrangendo um estado ou uma determinada região de um estado, ou então, se for um cavado muito extenso pode atuar sobre vários estados brasileiros ao mesmo tempo, explica Pegorim.  

 

O alerta dos meteorologistas da Climatempo é para tempo fechado e bastante chuva na faixa litorânea capixaba. Na Grande Vitória, há expectativa de chuva forte e queda na temperatura. Para as demais áreas do estado, o sábado será de tempo instável. Não é um céu completamente fechado porque ocorrem alguns períodos de sol. 

 

No domingo, a instabilidade enfraquece e a umidade vai diminuir sobre o Espírito Santo. O dia começa com muitas nuvens, mas a partir da tarde o sol brilha mais forte e não há previsão de chuva. A tendência é que o ar seco ganhe força sobre o estado. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias