Porto Alegre bate recorde de frio pelo 3º dia consecutivo

24/05/2018 às 11:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Centro da massa de ar frio (região mais fria) avançou sobre o Rio Grande do Sul e vai para o mar nesta sexta-feira.

Porto Alegre amanheceu mais fria nesta quinta-feira e bateu o recorde de frio para 2018, pelo terceiro dia consecutivo. A madrugada desta quinta-feira, 24 de maio, foi a mais fria do ano na capital gaúcha, com temperatura mínima de 6,6°C. O recorde anterior era de 8,4°C, em 23 de maio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Na terça-feira, 22 de maio, a temperatura baixou até 9,2°C.

 

No ano passado, a temperatura em Porto Alegre atingiu marcas iguais ou menores do que 6°C  apenas na segunda quinzena de junho, quando a temperatura mínima foi de 4,2°c em 7/6/2017.A menor temperatura em 2017 foi de 2,2°C, em 19 de julho.

 

 

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

 

Ar polar forte sobre o Sul

O aumento do frio em Porto Alegre já era esperado e foi sentido em todo o Sul do Brasil. A nova massa de ar frio, de origem polar, que entrou na Região teve seu pico de atuação justamente nesta quinta-feira, quando o centro de massa polar, que é a região mais fria do sistema, avançou sobre o Rio de Grande do Sul. Isto fez com que o fio aumentasse em toda a Região Sul.

Temperaturas abaixo de zero foram registradas nos três estados. O menor valor foi de 6,6°C abaixo de zero, em Urupema, pela medição do Epagri-Ciram (*).

 

Frio diminui nos próximos dias

A partir desta sexta-feira, o frio já começa a diminuir na Região Sul, pois o centro desta forte massa de ar frio vai para o mar. Mesmo assim, a madrugada da sexta-feira ainda será gelada, com chance de temperatura negativa nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Porto Alegre, a madrugada desta sexta-feira ainda será bastante fria, mas a chance de recorde já é menor.

A tendência é de elevação da temperatura no fim de semana em todo o Sul do Brasil e as noites e madrugadas ficarão menos frias.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

13°
min

21°
max

15mm / 90%