Fim de semana com chuva no litoral do Nordeste

25/05/2018 às 17:12
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Atuação da ZCIT e de ventos marítimos ajuda a formar nuvens carregadas. Confira a previsão.

O fim de semana promete mais pancadas de chuva por todo o litoral do Nordeste. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte e de ventos marítimos contantes sobre a costa leste estimula a formação de mais áreas de instabilidade. A nebulosidade persiste por vários trechos do litoral e as pancadas de chuva serão frequentes.

 

Durante este sábado (26), o maior risco de chuva de moderada a forte intensidade será para o litoral da Bahia e todo o litoral entre Alagoas, Pernambuco, a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará. Também pode chover forte nas capitais Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza

 

Áreas da zona da mata e até o sertão do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco poderão ter algumas pancadas de chuva, mas em menor volume. 

 

O domingo (27) também vai continuar com tempo instável e chuva a qualquer hora pelas áreas litorâneas, mantendo o risco de chuva de moderada à forte intensidade.    

 

A umidade e a chuva vão ficar concentradas pelo litoral, mas o interior da Região Nordeste continua muito seco. Valores de umidade do ar abaixo de 30% ainda serão observados no sul do Maranhão, sul do Piauí e no oeste da Bahia. 

 

Foto: Henrique Chen. Recife/PE

 

Chuva foi volumosa no litoral da Bahia  

A semana foi marcada pela intensificação dos ventos marítimos sobre o litoral sul da Bahia, onde ocorreram grandes acumulados. A chuva foi persistente e o volume passou de 100 mm em Canaveiras. Também choveu forte com volumes elevados em Porto Seguro, em Ilhéus, Marau, Valença e outras localidades. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

22°
min

30°
max

0mm / 0%

Recife - PE

23°
min

31°
max

3mm / 90%