Índia registra vários eventos extremos em maio de 2018

25/05/2018 às 15:45
por Redação

Oferecimento
Cidade foi atingida por mais de 40 mil raios em 13 horas

A Índia foi atingida por uma série de trovoadas, tempestades de poeira e relâmpagos intensos desde o início de 2018. Os eventos destruíram casas, plantações e tiraram a vida de mais de cem pessoas.

 

No ultimo mês de abril, o estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia, recebeu cerca de 40 mil raios em 13 horas – número maior do que o registrado em todo o mês de maio de 2017. Diversas pessoas e casas foram atingidas.

 

No dia 2 de maio de 2018, fortes tempestades acompanhadas de vento intenso e relâmpagos varreram a região de Rajhastan, no norte indiano, e derrubaram grandes estruturas. As potentes tempestades provocaram uma das tempestades de poeira mais mortais em décadas.

 

Uma semana depois, a mesma região foi atingida por mais tempestades violentas que provocaram relâmpagos, ventos de 110 km/h e violentas tempestades de areia.

 

O mapa acima abaixo aerossóis, incluindo poeira, sobre o norte da Índia no dia 14 de maio de 2018, próximo do horário da segunda tempestade de poeira. As medições dos aerossóis foram registradas pelo “Ozone Mapping and Profiler Suite (OMPS)”, a bordo do satélite Suomi NPP. A poeira é naturalmente impedida de se mover para o norte pela cordilheira do Himalaia. Além de causar acidentes e baixa qualidade do ar, os aerossóis de poeira podem influenciar a quantidade de calor transmitida à superfície da Terra, espalhando ou absorvendo a entrada de luz solar.

 

1 (1)

Fonte: NASA

 

Tempestades de poeira e tempestades são comuns na Índia neste período, mas a intensidade deste ano parece ser anormal. O Clima incomum pode ter uma série de causas, incluindo a umidade extra de uma circulação ciclônica sobre a Bengala Ocidental colidindo com ventos empoeirados e destrutivos. Altas temperaturas na área também tornaram a atmosfera instável, o que aumentou as tempestades e ventos fortes. Algumas pesquisas sugerem que altas temperaturas em um mundo em aquecimento podem aumentar a intensidade das futuras tempestades de poeira.

 

O número excepcionalmente alto de raios foi causado por ventos frios do Mar da Arábia que colidiram com ventos mais quentes do norte da Índia. Isso causou a formação de mais nuvens do que o normal. A Índia tem sido propensa a raios, que acredita-se que seja a causa de mais mortes do que qualquer outro perigo natural no país.

 

O segundo mapa mostra a média anual de relâmpagos na Índia, entre 1998 a 2013. A visualização foi feita a partir de dados adquiridos pelo Lightning Imaging Sensor (LIS) no satélite da missão de medição de chuva tropical da NASA. O sudeste da Índia geralmente tem atividade relâmpago aumentada antes da estação das monções, à medida que os padrões de aquecimento e clima se tornam instáveis ​​e mutáveis.

 

2 (1)

Fonte: NASA

 

Texto: Earth Observatory/NASA

Tradução: Amanda Sampaio