Muita umidade em BH e no leste de MG

25/05/2018 às 16:29
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana começa com possibilidade de chuva fraca, mas termina seco.

Mais umidade para Belo Horizonte

Belo Horizonte foi a capital mais seca do país na segunda-feira, 21 de maio, com umidade relativa do ar de apenas 22%,  mas a semana termina com tempo úmido. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste não conseguiu provocar muita chuva na Região, mas fez com que o ar marítimo chegasse até a região da capital mineira.

 

O ar úmido marítimo se espalhou por todo o leste de Minas Gerais. A região do Vale do Rio Doce, do Jequitinhonha da Zona da Mata Mineira também sentiram o aumento da umidade nos últimos dois dias.

Na imagem de satélite captada pelo satélite GOES 16 é possível perceber o contraste de umidade sobre Minas Gerais às 13h30 (Brasília) de 25/5/2018. As áreas com muita umidade são representadas por manchas em tons de cinza. As regiões com pouca umidade aparecem em tons de preto.

 

 

 

Possibilidade de chuva na Grande BH

O ar seco é uma das características do Clima de Belo Horizonte no outono-inverno e eventos de chuva são raros. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de chuva em 26 dias de maio foi de 18,0 mm, o que já é bastante chuva para este mês, já que a média de chuva para maio é de 28 mm.

Com o recente aumento de umidade, a Grande Belo Horizonte terá muitas nuvens neste sábado e pode até ocorrer alguma chuva fraca. O excesso de nebulosidade vai esconder o sol em vários momentos e a temperatura continua amena.

Neste sábado, a Zona da Mata Mineira, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha

também têm um dia com muitas nuvens e pode chover fraco.

 

Além da recente passagem de uma frente fria, que já se afastou em alto-mar, a tendência de circulação ciclônica dos ventos em níveis médios da atmosfera (em torno de 5500 metros de altitude) vai contribuir para manter a concentração de umidade no leste de Minas Gerais neste sábado. Veja como fica a previsão do tempo para o estado de Minas Gerais nos próximos dias.


Ar seco em outras áreas de MG

A umidade marítima não consegue se espalhar por todo o estado de Minas Gerais. Em regiões como o Triângulo Mineiro, o Noroeste de Minas e até o Sul de Minas passam o fim de semana com ar seco. O nível de umidade no ar fica baixo, variando entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia.

 

Domingo seco

O ar seco vai ganhando força novamente sobre todo o estado de Minas Gerais no último domingo de maio. A umidade diminui no leste mineiro e nebulosidade diminui deixando o sol aparecer com força novamente.

Não há previsão de chuva para o domingo, porém, vários locais da Zona da Mata Mineira, do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha podem ter nevoeiro e céu nublado no começo da manhã.



 

Foto de Fábio Jr., Mutum (MG)

 

Feriado de Corpus Christi

A próxima semana será com predomínio de sol e tempo seco em Minas Gerais. A tendência é de elevação da temperatura, mas ainda com noites frias e risco de nevoeiro ao amanhecer nos vales e serras.

O sol e o tempo seco devem predomina no feriado prolongado de Corpus Christi. Uma frente fria poderá provocar chuva no Sul de Minas no fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

21°
min

32°
max

25mm / 67%

Brasília - DF

21°
min

29°
max

10mm / 80%