O que esperar do clima nos próximos dias?

27/05/2018 às 09:17
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Nesta semana tivemos retorno de chuva e do frio. É possível nova mudança para a virada do mês.

As duas últimas frentes frias que passaram pelo país provocaram o retorno da chuva moderada a forte ao centro-sul do país e depois esfriou muito, com geada inclusive. Ao longo deste final de semana o tempo ficou firme e o frio diminuiu de intensidade. Mas será que volta a esquentar de novo, como foi a primeira quinzena de maio? A resposta é não.

 

Ao longo desta semana teremos uma nova e bem organizada frente fria avançando pelo país. Ela entrará no Rio Grande do Sul na quarta à noite, com chuva e queda de temperatura neste estado na quinta-feira. Na sexta-feira volta a chover em toda a região Sul e em Mato Grosso do Sul, o que será muito bom para o desenvolvimento da safrinha que não se perdeu e foi revitalizada pela última chuva (estima-se que a seca de abril/maio tenha ocasionado de 25 a 40% de perdas no milho safrinha do Paraná). No final de semana volta a chover em São Paulo e no Rio, mas com queda de temperatura só no domingo.

 

O mapa abaixo mostra a chuva esperada para os próximos 15 dias.

chuva15_br (1)

 

As áreas onde mais pode chover fica concentrada entre o norte de Santa Catarina e o centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A maior parte dessa chuva cairá só na próxima semana nestes últimos dois estados. No Paraná e em Santa Catarina a chuva vem a partir de sexta-feira e no Rio Grande do Sul a partir de quinta (e não vai chover na semana que vem). 

O frio que vem junto deste sistema não é forte, mas será importante para não permitir o retorno do "calor fora de época", a exemplo do que vinha acontecendo na primeira quinzena de maio.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%