Sul com rajadas de vento moderadas

28/05/2018 às 12:15
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Semana começou com tempo firme, mas promete mudanças para o feriado prolongado de Corpus Christi.

O tempo está firme neste início de semana no Sul do Brasil por influência do ar seco. O resfriamento da madrugada ainda favorece a ocorrência de nevoeiros, mas as geadas não voltaram a acontecer. Uma nova frente fria volta a provocar pancadas de chuva só a partir da quarta-feira (30). 

 

Dias de ventos moderados 

O que chama a atenção são as rajadas de vento moderadas que ocorrem no decorrer desta segunda-feira (28) e terça-feira (29). A aproximação de frentes frias e a presença de um sistema de alta pressão no mar favorecem a intensificação dos ventos de norte e noroeste. Este é um vento que sopra sobre a Região e por enquanto não há previsão de chuva. Há apenas uma pequena chance de pancadas de chuva pontuais na fronteiras oeste do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

 

No Rio Grande do Sul, já foram observadas rajadas de vento de 49 km/h em Quaraí, na fronteira gaúcha com a Argentina e entre 40 km/h a 45 km/h em Passo FundoCanguçu e Bagé. Em Santa Catarina, os ventos já se aproximaram de 40 km/h em Joaçaba e no Paraná, atingiram os 50 km/h em Paranapoema. As rajadas de vento serão persistentes por dois dias, em geral variando dos 35 km/h aos 54 km/h, estimam os meteorologistas da Climatempo.

 

Nesta terça-feira mais nuvens vão se formar sobre o Rio Grande do Sul, mas o tempo continuar firme. A madrugada fica menos fria e à tarde esquenta. Uma frente fria se aproxima, mas ainda não traz chuva para a Região. 

 

Foto: Dolores Klassen. Aceguá/RS.

 

Frente fria do feriado 

Na quarta-feira, o deslocamento da nova frente fria já deve trazer pancadas de chuva com raios para o centro-sul gaúcho. Será durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que o sistema vai espalhar nuvens carregadas e chuva para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, com risco de chuva forte.  

 

Veja também: 

O que esperar do Clima nos próximos dias?