Ar polar entra em MT e temperatura cai muito em Cuiabá

31/05/2018 às 15:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria traz possibilidade de chuva no oeste e sul de Mato Grosso

Nova frente fria chega ao MT

Uma nova frente fria vai virar o tempo no oeste e no sul de Mato Grosso. Estas regiões, onde fez muito calor e o ar ficou muito seco na última semana de maio, terão aumento da nebulosidade nesta sexta-feira e há previsão de pancadas de chuva com raios na região próxima da fronteira com a Bolívia. Pode chover até em alguns locais da Chapada dos Parecis, mas a chance de chuva em regiões como Cuiabá e Rondonópolis é baixa. As outras regiões de Mato Grosso permanecem quentes e secas, com muito sol e com nível de umidade em torno dos 30% nas horas mais quentes.

 

No sábado, o grande contraste térmico entre o ar quente que ainda estará predominando em Mato Grosso e o ar frio que se espalha pelo oeste o sul do estado, vai formar uma camada de nuvens baixas sobre estas regiões. Isto vai deixar grande parte do céu nublado, mas com previsão apenas de chuviscos ou chuva muito leve.



Ar polar entra em MT

Ainda teremos calor nesta sexta em Cuiabá e em todo o Mato Grosso, com temperaturas que superam os 32°C na maior parte do estado, mesmo nas regiões que poderão ter alguma chuva.  

No sábado, ocorre uma forte queda da temperatura no oeste e sul de Mato Grosso, inclusive sobre a região de Cuiabá, com a entrada do ar frio de origem polar que vem com a frente fria. A sensação será de frio o dia todo. O resfriamento será muito acentuado em toda a área entre a Bolívia, a Chapada dos Parecis, Cuiabá, o sul de Mato Grosso e a divisa com o sul de Rondônia. O restante do estado continua quente no fim de semana.  

Mais frio no domingo

O ar polar atua com mais força no domingo no oeste e sul de Mato Grosso. Esfria mais do que no sábado e a sensação de frio persiste, mesmo com a presença do sol. Não tem mais condições para chuva. O domingo pode amanhecer nublado,com neblina e problema de má visibilidade em aeroportos e estradas do oeste e sul de Mato Grosso.

 

Frio na primeira semana de junho

A primeira semana de junho será marcada por dias com temperatura amena e ar seco em Mato Grosso. A chance de alguma chuva é baixa, mas o ar polar se espalha sobre o estado. Na segunda-feira, 3 de junho, há risco de nevoeiro (neblina) de manhã cedo no oeste e sul de Mato Grosso. O dia amanhece frio e a tarde será com maior temperatura em relação ao domingo, mas ainda não tem o calorão de mais de 30°C.

A população de Cuiabá e de todo o oeste e sul de Mato Grosso terá dias frios durante toda a próxima semana. Na terça-feira, 5 de junho, um pouco mais de ar polar deve entrar sobre o estado e isto vai impedir uma grande elevação da temperatura, mesmo com  a presença do sol na maior parte do dia.

As áreas no centro-norte e leste do estado vão refrescar na semana que vem, vão sentir que o ar estará menos quente, mas não terão a sensação de frio como em Cuiabá e no oeste e sul de Mato Grosso.

 

 

Fotod de Juceleni Maria Braga - Cuiabá, MT

 

 

Possibilidade de recorde em Cuiabá

A queda da temperatura será bastante acentuada entre a sexta (muito quente) e o sábado (entrada de ar polar e sensação de frio). Não se descarta completamente que a tarde do domingo seja a mais fria do ano até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura máxima em Cuiabá ocorreu no dia 20 de maio, com 23,9°C.

Não deve ocorrer novo recorde de menor temperatura do ano. O valor atual é de 11,4°C no dia 21 de maio.

 

Entre os dias 19 e 22 de maio houve a passagem de uma forte fria sobre o Brasil, a mais intensa do ano até agora. Durante a atuação da grande e forte massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria tivemos recordes de frio (menores temperaturas do ano) em todas as capitais do Centro-Oeste.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%