Frente fria provoca chuva e frio em todo o Sul do BR

31/05/2018 às 17:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura cai muito no fim de semana, pode gear e o mar fica bastante agitado

Voltou a chover forte em áreas do Rio Grande do Sul no feriado de Corpus Christi com a chegada de outra frente fria. No período entre 15 horas do dia 30 e 15 horas de 31 de maio choveu aproximadamente 63 mm em São Borja, 60 mm em Alegrete e 55 mm em Santana do Livramento, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. As nuvens carregadas começavam a se espalhar por Santa Catarina e sobre o oeste do Paraná no meio da tarde do feriado da quinta-feira.

 

Chuva se espalha pelo Sul do BR

Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidade da frente fria se espalham mais pelo Sul do Brasil. Curitiba, o centro-norte e o leste do Paraná e também Florianópolis e o nordeste de Santa Catarina devem ter chuva à tarde e à noite, mas as outras áreas da Região Sul do Brasil passam esta sexta-feira com predomínio de céu nublado, chuva e sensação de frio. Ainda há risco de raios em todos os estados nesta sexta-feira e pode chover com moderada a forte intensidade. Também pode ventar forte, com rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h.

A temperatura entra em declínio em todos os estados nesta sexta-feira.

 

Sábado com mais chuva no PR

No sábado, todo o Sul do Brasil ainda terá muitas nuvens, porém o tempo mais instável será observado sobre o Paraná. A previsão é de um dia chuvoso na Grande Curitiba e no litoral e pode chover forte no centro-norte do estado.

Em Santa Catarina, a chuva se concentra sobre a serra, no litoral e no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul, ainda deve chover na Grande Porto Alegre, na região serrana e pelo litoral.

Com a chuva, o excesso de nebulosidade e falta de de sol e a entrada do ar frio de origem polar, o sábado já será frio no Sul do Brasil. Ventos moderados e constantes vão ajudar a aumentar a sensação de frio.

 

Risco de geada no domingo

O primeiro fim de semana de junho será marcado por baixas temperaturas na Região Sul. O frio aumenta durante o domingo com a atuação mais intensa do ar polar e a diminuição da nebulosidade na madrugada. O dia amanhece gelado e há previsão de geada para o sul e a serra do Rio Grande do Sul e também para serra e o planalto sul de Santa Catarina.

O sol reaparece no domingo, 3 de junho, em praticamente toda a Região Sul, mesmo assim, a sensação de frio será grande. Porto Alegre e Florianópolis terão sol e muitas nuvens. Curitiba fica nublada e com garoa.

O domingo será com mar muito agitado no litoral da Região Sul.

 

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

Atenção na segunda-feira

A população da Região Sul deve ter atenção na segunda-feira. O tempo volta a ficar instável e há previsão de chuva para a todos os estados. Uma novo ciclone extratropical deve se formar sobre o Sul do Brasil no começo da próxima semana. Confira a previsão para a Região Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

32°
max

20mm / 67%