Sul pode se preparar para novos eventos de geada

05/06/2018 às 16:59
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar frio volta a se espalhar e semana pode terminar com mais recordes nas capitais.

As áreas de instabilidade que se espalharam pelo Sul do Brasil e provocaram chuva há dois dias devem sair da Região nesta quarta-feira (6). No lugar do tempo úmido, o ar seco de origem polar vai afastar a nebulosidade e o sol volta a predominar. 

 

Risco de geada aumenta até o final da semana 

O frio aumenta novamente na madrugada desta quarta-feira e há previsão de queda acentuada nas temperaturas para as áreas serranas, planalto e oeste catarinense, a região da Campanha e Uruguaiana. As temperaturas mínimas poderão ficar abaixo de 5°C e há condições para geada. 

 

"As geadas desta quarta ainda vão acontecer em pequenas áreas, tendendo a se espalhar na quinta e na sexta-feira pelos três estados do Sul, com moderada e forte intensidade", avisa o meteorologista Marcelo Pinheiro. 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi. São Joaquim/SC.

 

A nova massa polar que começa a atuar nesta quarta-feira ainda terá um reforço nos próximos dias. O frio atinge todas as áreas com expectativa de geadas generalizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná.

 

Entre a sexta-feira (8) e o sábado (9), há chance de novos recordes de frio nas capitais Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).  

 

Mapa mostra o risco de geada para amplas áreas na próxima sexta-feira:

 

geada_08.06

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%