Sul do BR fica abaixo de 0°C e tem geada forte

08/06/2018 às 13:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Florianópolis registra menor temperatura de 2018. Frio diminui no fim de semana e temporais voltam a ocorrer em toda a Região Sul.

Como previsto, o frio aumentou e toda a Região Sul amanheceu gelada nesta sexta-feira, 8 de junho. Os três estados registraram temperatura abaixo de zero e geada. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 1,2°C negativos, em Vacaria. Em Santa Catarina, a menor temperatura foi de 1,4°C abaixo de zero em Major Vieira. No Paraná, a menor temperatura foi de 1,5°C negativos em General Carneiro. O Epagri-Ciram registrou até 3,1°C negativos em Urupema.

 

Recorde de frio em Florianópolis

A madrugada de 8 de junho foi a mais fria do ano até agora em Florianópolis. A temperatura mínima foi de 7,0°C, conforme medição do INMET. O recorde anterior era de 9,0°C, no dia 21 de maio. 


O mapa mostra a distribuição de temperaturas mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia por medição automática. É possível ver que praticamente todo o interior da Região Sul teve temperaturas mínimas abaixo dos 5°C. Esta temperatura é medida a uma altura de 2 metros acima do solo. No solo, a temperatura nesta sexta-feira ficou abaixo de zero, ou pouco acima deste valor, e muitas áreas da Região Sul.

 


Temperaturas mínimas no Sul do BR em 8/6/2018



Geada

O frio intenso permitiu a formação de geada nos três estados da Região e houve registro de geada de forte intensidade, segundo o INMET.

 

 

Geada no Sul do Brasil em 8/6/2018

 

 

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

Frio diminui no fim de semana

O centro (região mais de frio mais intenso) desta nova massa de ar de origem polar que entrou no Sul do Brasil avançou exatamente sobre a Região e se desloca para leste da Região Sudeste neste sábado. Isto vai fazer com que o frio já comece a diminuir na Região Sul no decorrer do dia.

A madrugada de sábado, 9 de junho, ainda será bastante fria na Região e com risco de geada nos três estados. Pode gear novamente na Grande Curitiba. Mas a tarde do sábado já será menos fria do que a sexta-feira.

 

Não risco de geada para o domingo, 10 de junho. A temperatura da madrugada deve subir muito em relação ao sábado por causa do aumento da nebulosidade e do maior afastamento do ar frio de origem polar.

 

Alerta para temporais

A população da Região Sul deve se preparar para uma brusca mudança no tempo no fim de semana. Depois do frio e do sol do sábado, o domingo, 10, terá nuvens muito carregadas que se espalham sobre o Sul do Brasil. Estas nuvens vão se formar por causa de uma queda muito acentuada da pressão atmosférica e da chegada de uma nova frente fria. É alto o risco de temporais no domingo e na segunda-feira em toda a Região Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

24°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

13°
min

23°
max

0mm / 0%