Umidade diminui no fim de semana em MS e parte de MT

15/06/2018 às 13:01
por Angela Ruiz

Oferecimento
Há condições para formação de nevoeiro

A partir do fim de semana a umidade e as condições de chuva diminuem no Centro-Oeste do Brasil. O sábado (16), ainda será com muitas nuvens e baixa temperatura, principalmente ao amanhecer em Mato Grosso do Sul e no sul e oeste de Mato Grosso. Não há previsão de chuva.

 

O sol reaparece com mais força a partir da tarde na capital Campo Grande, o tempo fica mais aberto e a temperatura sobe um pouco mais em relação aos últimos dias. No sul do estado, região de Ponta Porã e também no pantanal de Mato Grosso, Cuiabá e Rondonópolis, o céu fica mais cheio de nuvens e ocorrem algumas aberturas de sol e não chove.  

 

No domingo, a tendência é de tempo seco, com mais sol em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, mas ainda com noites e madrugadas um pouco frias.

 

Em Goiás e no Distrito Federal, não há mudanças no tempo. A massa de ar seco que predomina há dias tem inibido a formação de nuvens de chuva. A secura do ar é motivo de preocupação, nestas áreas. Para este fim de semana a umidade relativa do ar pode atingir níveis abaixo de 20%, no norte goiano e na capital federal. Por isso, o ideal é ingerir bastante água e evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.   

 

Foto: Gean Carlos - Castanheira - MT

Frio e excesso de umidade causam nevoeiro

 

Comum nesta época do ano, névoa e nevoeiro podem acontecer em diversas áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do sul neste último fim de semana de Outono.  As madrugadas frias e a presença de umidade no ar favorecem a ocorrência do fenômeno. Os aeroportos são os mais sujeitos ao nevoeiro nesta época. Porém, nas estradas a visibilidade pode ficar prejudicada.   

 

Ar polar se afasta do Centro-Oeste

 

A madrugada do dia de junho foi bastante fria em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso, embora não tenha ocorrido novos recordes de temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura ficou abaixo dos 10°C em vários locais do sul de Mato Grosso do Sul. O menor valor foi de 7,7°C, em Ponta Porã. Em Campo Grande, a temperatura mínima foi de 11,2°C.

Em Mato Grosso, a temperatura chegou aos 12,9° em Alto Taquari. A mínima em Cuiabá foi de 15,9°C.

 

A influência do ar polar vai diminuir gradualmente durante o fim de semana sobre o Centro-Oeste do Brasil. O ar frio se afasta de Mato Grosso do Sul e do oeste e sul de Mato Grosso e a temperatura sobe nestas áreas. A madrugada de sábado ainda será fria e a temperatura pode ficar em tornos dos 10°C no sul de Mato Grosso do Sul.

 

No domingo, a elevação da temperatura será maior e já teremos sensação de calor em Cuiabá e em todo o oeste e sul de Mato Grosso. A temperatura sobe em Mato Grosso do Sul, com um pouco de calor na tarde do domingo.

 

O ar aquece mais na próxima semana

Este é o último fim de semana do outono. O Inverno começa no dia 21 de junho, às 7h07, pelo horário de Brasília.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

18°
min

28°
max

0mm / 0%