Chuva de junho supera a média em Vitória

18/06/2018 às 12:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba o que provocou a chuva forte na Grande Vitória e como fica o tempo no ES até o fim da semana. O inverno começa no dia 21 de junho.

A última semana do outono 2018 começou com tempo muito instável no Espírito Santo. A intensificação do vento marítimo aumentou o acúmulo de umidade, o que gerou a formação de mais nebulosidade e chuva sobre o estado. Em Vitória, a segunda-feira, 18, amanheceu com chuva forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,0 em apenas 1 hora da chuva, entre 6 e 7 horas da manhã, por medição automática. Neste local de medição de chuva, o acumulado de em 24 hora, entre 9 horas do dia 17 e 9 horas do dia 18 de junho foi de 48,8 mm.

 

A chuva foi generalizada sobre o centro-sul capixaba e caiu com moderada a forte sobre vários locais da Grande Vitória. Entre 10 horas do dia 17 e 10 horas do dia 18, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 53,7 mm em Vila Velha, 40,2 mm em Serra e 29,7 mm em Cariacica. No Vale do Mulembá, em Vitória, choveu 59,4 mm

 

A segunda-feira, 18, continua bastante úmido no Espírito Santo. A nebulosidade persiste sobre o estado e há previsão de chuva para tarde e noite. A chuva ainda cai constante, mas com até moderada intensidade. Não deve chover forte no decorrer do dia, como ocorreu no começo da manhã.

 

 

 

 

Chuva de junho supera a média  em Vitória

No local onde o INMET faz medição convencional em Vitória, o acumulado de chuva entre  entre 9 horas do dia 17 e 9 horas do dia 18 de junho foi de 40,2 mm. O total acumulado desde início de junho foi de 64,0 mm, 14% acima da média normal para o mês que é de 56,3 mm.

 

Umidade diminui nos próximos dias

O vento marítimo enfraquece nesta terça-feira, 19 de junho, mas ainda predomina sobre o Espírito Santo. A previsão é de um dia com muitas nuvens e com chance de chuva fraca a moderada pelo litoral e regiões mais próximas ao mar, na madrugada e pela manhã. Não deve chover nas demais áreas pelo interior capixaba, mas nebulosidade será grande ainda. Várias áreas do estado podem ter névoa e céu nublado no começo da manhã. Há previsão de alguns períodos com a presença do sol durante a tarde no Espírito Santo de forma geral, mesmo assim a temperatura fica amena nesta terça-feira.

 

A partir da quarta-feira, 20 de junho, o vento muda de direção e a umidade diminui mais sobre o Espírito Santo. Todo o estado terá menos nebulosidade e os períodos com sol aumentam até o fim da semana.

As madrugadas ficam em amenas, até um pouco frias, mas tarde vão ficando cada vez mais quentinhas até o fim da semana. Confira como fica o tempo nos próximos dias.

 

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 07h07min, pelo horário de Brasília. Em Vitória, a nova estação vai começar com sol, com madrugada fria com calor à tarde.

 

 

Foto de Diego Alves, Vitória (ES)

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 60%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%