Inverno terá temperaturas mais elevadas no Centro-Oeste

21/06/2018 às 16:34
por Redação

Atualizado 22/06/2018 às 10:36

Oferecimento
Estação deve ter poucas ondas de frio

No Centro-Oeste, assim como no Sudeste, é normal que o tempo fique seco durante o inverno por conta da falta da influência da umidade da Amazônia. O tempo mais aberto favorece maior amplitude térmica (grande diferença entre a temperatura mínima e máxima), principalmente entre Mato Grosso e o norte de Goiás.

 

Vai fazer muito frio?

As ondas de frio serão poucas e de curta duração durante a estação, e podem derrubar as temperaturas principalmente no sul de Goiás e de Mato Grosso do Sul. No entanto, de modo geral, a tendência é de temperaturas mais elevadas.

 

Durante os meses de inverno, ocorrem picos de temperaturas baixas durante a madrugada no estado de Mato Grosso. Ao mesmo tempo, algumas tardes ficam bem quentes e a umidade relativa do ar entra em queda no estado.

 

Como fica a chuva?

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, a expectativa é de que a chuva fique dentro do normal ou até abaixo da média, salvo raras exceções. “A maioria dessas pancadas de chuva devem acontecer somente no início de setembro”, explica o meteorologista.

 

Durante o próximo trimestre, toda a Região Centro-Oeste terá pouquíssima chuva e temperaturas em elevação gradativa a partir de agosto. “A umidade relativa do ar muito baixa irá proporcionar a proliferação das queimadas a partir da segunda quinzena de agosto”, afirma Nascimento.

 

Já no mês de julho, a temperatura fica dentro do normal ou acima da média no Distrito Federal e em Goiás. “Em agosto, faz mais calor em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, e em setembro, o calor vai predominar em todas as áreas da Região Centro-Oeste”, conclui o meteorologista.

 

Confira abaixo como será o inverno de 2018 em toda a Região Centro-Oeste:

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Picos - PI

26°
min

40°
max

8mm / 90%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06