Região Norte - tendência para o inverno 2018

21/06/2018 às 23:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/06/2018 às 10:43

Oferecimento
Calor, umidade baixa, ar polar e chuva forte podem ocorrer em diferentes áreas do Norte do Brasil durante a estação.

O inverno de 2018 começou em 21 de junho, às 07h07min, e se estende até o dia 22 de setembro, às 22h54min, pelo horário de Brasília. A referência ao horário de Brasília é importante por causa dos fusos horários que existem no Brasil.

Na maioria das áreas da Região Norte, inverno significa dias com muito sol e também muito calor. Só as noites são amenas. O Acre, Rondônia e o sul do Amazonas ainda podem sentir friagens intensas, que é a queda acentuada da temperatura causa especificamente pela passagem do ar frio de origem polar e não por um dia nublado e chuvoso.



Em invernos normais, os dias quentes, secos e sem chuva predominam por quase toda a estação sobre o Tocantins, por quase todo o Pará, no centro-sul do Amazonas, Acre e em Rondônia. A partir de agosto, já com a vegetação ressecada pela falta de chuva prolongada, as queimadas se alastram. Tardes com mais de 36°C e nível de umidade no ar em torno dos 20% são muito comuns.

 

Temperatura

Durante o mês de julho de 2018, Acre, Rondônia e o sul do Amazonas ainda poderão ter friagem, mas que não deve ser mais intensa do que já ocorreu no outono. Os meses de agosto e de setembro devem ser quentes e com temperatura acima da média.

 

Chuva

O inverno de 2018 deve ser com chuva de normal a acima da média no extremo norte/noroeste da Região, em especial em Roraima. Mas as demais áreas terão pouca chuva.

Em Roraima, a chuva deve ser frequente durante todo o inverno e o estado, de forma geral, terá chuva de normal a acima da média.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 80%