Tempo mais instável no Sul do Brasil até domingo

22/06/2018 às 17:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frio, chuva e baixa umidade do ar ocorrem na Região durante o primeiro fim de semana do inverno

O primeiro fim de semana do inverno de 2018 será com mudanças no tempo no Sul do Brasil por causa da passagem de outra frente fria. Há risco de chuva moderada a forte. Mas com a circulação de ventos atual, nem a chuva e nem o ar frio de origem polar conseguem se espalhar por toda a Região.



Sol predomina no sábado

O primeiro sábado do inverno será com predomínio de sol no Sul do Brasil. O tempo fica seco no Paraná e em Santa Catarina, mas há possibilidade de névoa no início da manhã especialmente na Grande Curitiba e no Vale do Itajaí.  

O tempo muda no Rio Grande do Sul com a chegada da nova frente fria. A nebulosidade aumenta no estado e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todas as regiões gaúchas. Não deve chover no norte do estado. A Grande Porto Alegre só deve ter pancadas de chuva a partir da tarde, mas a fronteira com o Uruguai já amanhece com chuva.

 

Saiba a tendência para o inverno 2018 no Sul do BR 

 

 

Foto de Orlando, São Gabriel (RS)

 

Tempo instável no domingo

Durante o domingo, a frente fria avança pelo mar e chega fraca ao litoral paulista, mas no interior do continente, as nuvens carregadas ficam bloqueadas sobre Santa Catarina e sobre o Rio Grande do Sul. Os dois estados podem ter. chuva moderada a forte.

No Vale do Itajaí, na Grande Curitiba e no litoral paranaense a chance de chuva é maior a partir da tarde. Na maioria das áreas do Paraná, a nebulosidade aumenta durante o domingo, mas não deve chover.

 

Frio e geada

A massa de ar frio que vem com esta frente fria consegue esfriar o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas não entra no Paraná. A circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera bloqueia a expansão do ar polar e desvia o ar frio para o oceano.

Na segunda e na terça-feira, 26 de junho, o frio será intenso no sul gaúcho e deve gear. Mas o tempo fica instável, com chuva frequente no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Confira a previsão para a os próximos dias na Região Sul.

 

Mais de 100 mil raios sobre o Rio Grande do Sul

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%