Semana de chuva no Sul

23/06/2018 às 14:50
por Aline Tochio

Oferecimento
Junho termina com chuva na Região

Apesar de o inverno ser conhecido como a estação seca no Brasil, a chuva não para totalmente na região Sul. Isso porque as frentes frias e as instabilidades continuam atingindo parte da Região, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa última semana de junho será marcada por tempo instável por lá.

 

A passagem de frentes frias, a formação de uma área de baixa pressão e a circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera vão favorecer a formação de muitas nuvens sobre grande parte do Sul nos próximos dias. No domingo (24) e na segunda-feira (25), a chuva fica concentrada entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na terça e na quarta-feira (26 e 27), a chuva consegue subir um pouco e acontece entre Santa Catarina e Paraná. No entanto, a região norte do Paraná não sente influência dessas instabilidades. Por lá, o tempo continua quente e seco nos próximos dias. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 24 e 28 de junho.

 

chuvap1_su

 

Além da chuva trazida por todas essas instabilidades, as massas de ar frio também terão influência sobre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. O frio será frequente essa semana, mas não há expectativa de novos recordes. Há, no entanto, previsão de geada para o sul do Rio Grande do Sul na terça e na quarta-feira (26 e 27).

 

Vale lembrar que a chuva diminui em junho em relação aos meses anteriores no Sul, mas a média Climatológica ainda fica acima de 100 milímetros em grande parte da Região. No mapa abaixo estão as médias normais de chuva para junho, de acordo com a climatologia do INMET.

 

su_normal_06

 

Sapiranga, RS. Foto de Cássio Bittencourt