Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Junho mais frio do que o normal no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Gabriel Cassol. Geada em Pelotas/RS nesta terça-feira.

4 min de leitura

Oferecido por

Ao longo deste mês de junho as frentes frias ficaram bloqueadas no Sul do Brasil, o que contribuiu para manter as temperaturas bem acima da média no Sudeste e em áreas do Centro-Oeste do país. Mas, o Rio Grande do Sul tem vivenciado um mês com sucessivas entradas de ar frio, o que tem mantido as temperaturas mais baixas que o normal.

 

Santa Catarina também está sendo atingida por essas massas de ar frio, mas em menor intensidade em relação ao estado gaúcho. Já no Paraná as temperaturas estão acima da média, pois o bloqueio que atua no Sudeste está impedindo que as frentes frias consigam chegar ao estado.

 

Confira as médias em algumas cidades do Sul do Brasil neste mês de junho, a média normal Climatológica (1981-2010) e o desvio deste mês em relação ao padrão:

 

Tabela Sul

 

Nesta terça-feira (26), com a atuação de uma intensa massa de ar frio, voltou a gear na região da Campanha Gaúcha. Fez -0,7°C na estação automática do Inmet em Quaraí/RS e -1,2°C em Pelotas, numa estação particular em parceria com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Na metade norte do Rio Grande do Sul o frio não foi muito intenso, pois o céu encoberto durante a madrugada dificultou a queda de temperatura. 
 
Foto: Gabriel Cassol. Geada em Pelotas/RS nesta terça-feira.
 

Tempo nesta quarta-feira 

Nesta quarta-feira (27), ainda há previsão de geada na região da Campanha, mas a expectativa é que a temperatura volte a subir bastante a partir de quinta-feira (28), com o ingresso de ar mais quente vindo de norte. A entrada desse ar mais aquecido, contrastando com o ar frio que predomina na região, deve favorecer a formação de grandes áreas de instabilidade. Por isso, há condições de chuva forte no Rio Grande do Sul na quinta e na sexta-feira. Em Santa Catarina, o tempo continua instável e no Paraná a chuva diminui na sexta-feira (29).
 

O frio intenso se repete em julho?

A tendência é que as massas de ar frio se tornem mais escassas durante o mês de julho, portanto, não há expectativa que se repita o que aconteceu neste junho no Sul.
 
A circulação dos ventos deve se alterar em relação ao que foi observado em junho, dificultando o avanço de frentes frias e dos sistemas de alta pressão que vem logo atrás destes sistemas. Por isso, a previsão é de um mês de julho com temperaturas acima da média na região Sul. Mas, isso não significa que não vá fazer frio.
 
"Mesmo com temperaturas acima da média, ainda teremos dias frios e até com possibilidade de geada, principalmente nas áreas serranas. Mas, o frio será mais passageiro e restrito às noites e madrugadas". afirma o meteorologista Bruno Maon. 
 
Colaborou neste texto o meteorologista Bruno Maon.
 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias