Próxima semana terá nova frente fria no Sul do BR

30/06/2018 às 14:28
por Fabiana Weykamp

Oferecimento
Previsão de chuva, vento forte, queda de temperatura e mar agitado.

A primeira semana de julho será com a influência de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Este sistema chega na segunda-feira (02) ao Rio Grande do Sul (RS) e provoca chuva desde cedo no sul do estado e na Campanha Gaúcha. Até à noite, a chuva atinge as demais regiões gaúchas. Há risco de temporais, especialmente no sul do estado, mas ventos fortes associados a um ciclone extratropical podem atingir todas áreas. As rajadas podem variar de 60 a 80 km/h. A Climatempo alerta para a possibilidade de queda de árvores e destelhamentos. 

 

Na terça-feira (03), a frente fria provoca chuva no norte do RS e também em Santa Catarina (SC) e no litoral do Paraná (PR). A massa de ar polar que avança pela retaguarda da frente fria provoca queda de temperatura em grande parte da Região. Ventos fortes no oceano, causados pelo ciclone extratropical, deixam o mar muito agitado no litoral do RS e de SC.

 

Na quarta-feira (04), apesar da frente fria se afastar do Sul do país, novas áreas de instabilidade se formam entre o RS e SC e provocam mais chuva.

 

Entre os dias 06 e 07 de julho, outra frente fria chega à Região Sul e é acompanhada de uma massa de ar polar ainda mais intensa. Entre os dias 09 e 11 de julho há condições para a formação de geada no interior da Região.