O que é a chuva de monções?

03/07/2018 às 23:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quando, onde e como este fenômeno anual ocorre e que causa chuva torrencial

com colaboração de César Soares, meteorologista

 

A estação chuvosa na Índia e em todo o sul do Ásia é chamada de monções e é sempre muito esperada. É um período de chuva frequente e volumosa que se estende por cerca de 4 meses. Antes da chuva começar, o calor é intenso no continente, com temperaturas que superam os 40°C. A chuva de monção (ou chuva de monções) ocorre no verão do Hemisfério Norte.  Só que diferente de diversas áreas do globo, os volumes acumulados sobre algumas áreas em 4 meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3000 mm.

 

 

Volumes de precipitação extremamente elevados como estes acarretam transtornos como enchentes, grandes deslizamentos de terra e até mortes, mas também são importantes para a agricultura, para o desenvolvimento das plantas, abastecimento de água para as populações e também para a geração de energia.

 

A chuva de monção é esperada e ocorre todos os anos,  mas pode variar de intensidade de um ano para outro. Em alguns anos, pode ser muito fraca e até não ocorrer ocasionando uma situação de seca que gera muitos problemas sociais e econômicos no sul da Ásia.

 

Por causa da chuva de monção, o sul da Ásia está entre áreas com maior média de precipitação anual no planeta Terra, com volumes médios que podem chegar a quase 5000 mm  .

 

 

 

 

O que significa monção?

A palavra monção significa estação e está associada a uma mudança na direção do vento. Na região da Índia e em todo o sul do Ásia,  esta alteração na direção do vento é brusca e causa profundas modificações no Clima: onde predominava o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens carregadas e chuva torrencial pode vários meses.

 

Como a chuva de monção se forma?

Tudo acontece quando o vento que deixa de soprar de norte (do continente para o mar) transportando o ar mais seco do norte para o sul da Ásia, passa a soprar de sudoeste, sul e sudeste transportando para o interior do continente o ar mais úmido dos oceanos Índico e Pacífico durante os meses de verão no Hemisfério Norte (HN).

 

 

Circulação do vento na moção de inverno no sul da Ásia

 

 

Circulação do vento durante a monção de verão no sul da Ásia

 

O ar úmido em contato com o continente muito aquecido gera grandes massas de nuvens carregadas, que persistem sobre o sul da Ásia por semanas seguidas e provocam muita chuva

 

 

Mudanças causadas pela monção de verão no sul da Ásia

 

 

Quer saber muito mais sobre monções? Então confira a entrevista do meteorologista César Soares com a professora Leila Carvalho, da Universidade da Califórnia.