Nova frente fria avança sobre o Sul do BR no fim de semana

06/07/2018 às 22:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sistema deve trazer massa de ar polar forte capaz de romper o bloqueio atmosférico que predomina desde meados de junho.

Se estamos no inverno, só os gaúchos podem dizer até agora. Em Porto Alegre, em 13 dias, a única vez que a temperatura passou dos 20°C e o sol apareceu com força foi no dia 1 de julho. A chuva e o céu nublado predominam há vários dias sobre o Rio Grande do Sul. Enquanto isto, a população de Santa Catarina e principalmente do Paraná se perguntam onde foi parar o frio da estação.

 

Mas neste fim de semana, outra frente fria avança sobre o Sul do Brasil trazendo chuva forte, ventania e frio. Desta vez, o frio se espalha com força sobre a Região, pois a massa de ar polar que vem com esta frente fria vai conseguir quebrar o bloqueio atmosférico que vem predominando sobre a América do Sul desde meados de junho, impedindo que o ar frio avançasse além do Rio Grande do Sul.

 

Neste sábado, o sol deve reaparecer sobre Porto Alegre e a temperatura sobe acima da marca dos 20°C, mas tem previsão de pancadas de chuva. As áreas de instabilidade da nova frente fria provocam chuva forte especialmente sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul. A chuva pode vir com fortes rajadas de vento.

Santa Catarina e Paraná também esquentam e terão algumas nuvens, mas não há previsão de chuva.

 

 

Foto de Sonia Luciano, Criciúma (SC)

 

Domingo com tempo instável

Durante o domingo, as áreas de instabilidade da nova frente fria se espalham sobre o Sul do Brasil e chove nos três estados. O centro-sul gaúcho só deve ter chuva leve e no norte do Paraná, a chance  de chover é baixa. Mas nas outras áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, a chuva deve cair moderada e persistente por várias horas.

Nas capitais, o domingo será com chuva e frio em Porto Alegre. A temperatura cai em Florianópolis, embora as condições para chuva sejam maiores a partir da tarde. Em Curitiba, a sensação ainda será de calor e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Dias de frio úmido

A população da Região Sul terá vários dias com muita umidade e temperatura baixa no começo da próxima semana. A combinação de ar polar e falta de sol vai aumentar a sensação de frio. Por causa da grande quantidade de nuvens esperada, não há condições ainda para geada até a terça-feira. Porém, o frio seco começar a ser sentido na quarta-feira, 11 de julho e pode gear nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no Planalto Sul catarinense.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%