SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

06/07/2018 às 19:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria vai fazer a temperatura baixar na próxima semana em todas as regiões paulistas

O fim de semana no estado de São Paulo ainda será marcado por calor e ar seco, mas uma frente fria chega forte no feriado de 9 de julho e causa uma grande mudança no tempo. A virada será radical e algumas áreas do estado serão beneficiadas com chuva.

 

Para o sábado, previsão é de sol forte em todo o estado de São Paulo, com poucas nuvens. O calor continua e a umidade relativa do ar fica entre 20% e 30% nas horas mais quentes, por quase todo o estado, incluindo a Grande São Paulo.

 

No domingo, uma frente fria chega ao litoral paulista, mas o sol, o calor e tempo seco ainda predominam. Durante o dia podem ocorrer rajadas de vento moderadas a fortes, mas o vento ainda será quente. O vento frio da frente fria só deve chegar com força à noite ao litoral.

 

Feriado com virada de tempo

É na segunda-feira, 9 de julho, feriado pela Revolução Constitucionalista de 1932, que os efeitos da frente fria serão sentidos no estado de São Paulo. O tempo muda completamente em muitas áreas paulistas. A previsão é de um feriado nublado e frio na Grande São Paulo, no litoral e em todo o sul do estado. Deve chover com fraca a moderada intensidade no decorrer do dia.

 

Em regiões como a de Presidente Prudente, Ourinhos, Bauru, Sorocaba, Campinas, Bragança Paulista, Campos do Jordão e o Vale do Paraíba, a previsão é de um grande aumento da nebulosidade e queda da temperatura no decorrer do dia, mas a chance de chover é baixa. O calor diminui no norte do estado. Confira a previsão para todo o estado de São Paulo.

 

Litoral em atenção para o mar muito agitado

 

Semana fria

Na próxima semana, o ar polar vai atuar com moderada a forte intensidade no estado de São Paulo. A temperatura cai bastante em relação ao calor observado na primeira semana de julho. A maioria das regiões paulistas terão noites e manhãs frias e tardes amenas. Mas na Grande São Paulo, no litoral, e em todo o leste do estado, a sensação será de frio dia e à noite por causa da presença do ar polar e da falta do sol.



Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

 

Qualidade do ar ruim

A primeira semana de julho foi marcada por calor, ar seco e qualidade do ar ruim na Grande São Paulo e em muitas áreas do interior e do litoral. O único dia com nível de umidade e qualidade do ar saudáveis foi a quarta-feira,4 de julho, quando uma frente fria passou pelo litoral paulista e trouxe bastante umidade para a Grande São Paulo.

 

A sexta-feira, 6 de julho, foi mais um dia muito seco na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 28% de umidade no ar. Pela medição da CETESB, a qualidade do ar voltou a ficar ruim em vários locais da Grande São Paulo e de Cubatão, no litoral.

 

 

Qualidade do ar na Grande SP em 6/7/18

 

A qualidade do ar deve continuar comprometida na Grande São Paulo durante praticamente todo o fim de semana. No sábado será sem chuva e com pouco vento. Para o domingo também não tem previsão de chuva, mas o vento aumenta com a chegada de uma frente fria.

 

O efeito positivo do aumento da umidade e dos ventos desta frente fria só serão sentidos realmente durante o feriado da segunda-feira, 9 de julho. Depois de vários dias secos, a próxima semana será marcada por muitas nuvens, baixa temperatura e qualidade do ar boa na Grande São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%