Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pode nevar!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Com o frio intenso e o ar muito úmido, a possibilidade de nevar volta a ser cogitada.  A possibilidade é para a noite da segunda-feira, 9 de julho, e na madrugada de terça, dia 10. Consider-ase a ocorrência de queda de neve ou fenômenos como chuva congelada e chuva congelante nas regiões mais elevada da região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chance é baixa, mas não pode ser completamente descartada.

 

 

Se algum destes fenômenos relacionados ao intenso frio úmido ocorrer, será em poucos locais, preferencialmente nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, acima de 1000 metros de altitude. Assim, cidades como São José dos Ausentes (RS), São Joaquim, (SC), Urubici (SC), Urupema (SC) estão entre os locais com chance de ver algum destes fenômenos.

 

 

 

Na tarde da segunda-feira, as áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já estava muito frias, com céu nublado e chuviscos. O frio intenso veio com uma forte massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil e o ar úmido necessário para formar as nuvens que poderão conter os cristais de gelo é garantido por um sistema de baixa pressão atmosférica que está no mar, entre o litoral gaúcho e catarinense. O vento gerado por esta baixa pressão leva a umidade do ar para as serras gaúcha e catarinense.

 

 

Baixa pressão no litoral da Região Sul

 

Esta circulação de ventos persiste na madrugada e manhã desta terça-feira, mas a partir da tarde de terça, a baixa pressão se afasta um pouco mais da Região Sul e o vento frio e seco continental começa a predominar. Isto vai fazer com que a nebulosidade diminua no decorrer da tarde e noite da terça-feira criando condições para geada na madrugada de quarta-feira, 11 de julho.

 

Afinal, nevou há 100 anos em São Paulo?

 

 

 

 

Entenda como a neve se forma

 

 

 

 

 

Na semana passada tivemos neve granular no sul do Rio Grande do Sul e em cidades da Argentina que não estão acostumadas a ter neve. Veja a as informações completas sobre a neve granular em Pinheiro Machado.

 

Precipitações de inverno

Precipitação é tudo que cai da nuvem. Podemos ter precipitações sólidas e líquidas. A neve, o granizo e a chuva congelada são tipos de precipitações sólidas. 

O gráfico mostra a formação de alguns tipos de precipitação de inverno.

 

 

Precipitações de inverno

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias