Frio de quase 7°C negativos em Santa Catarina

13/07/2018 às 11:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Urupema registra menor temperatura no BR em 2018, até agora. Até quando teremos frio intenso este ano?

A cidade de Urupema teve temperatura mínima de -6,7°C, pela medição do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento agrícola, meteorológico e ambiental do governo de Santa Catarina. Esta foi a menor temperatura registrada em 2018, até agora, no Brasil, considerando as medições regulares e confiáveis feitas por esta instituição e pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de mínima deste ano no Brasil era de  6,6 °C negativos, também em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense no dia 24 de maio.

 

Além de Santa Catarina, os estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais também registraram temperatura abaixo de 0°C nesta sexta-feira, 13 de julho. O Epagri-Ciram registrou -2,8°C em Vacaria, no Rio Grande do Sul e o INMET registrou -0,3°C em Monte Verde, no Sul de Minas.

 

Frio diminui

O frio intenso que muitas áreas do país já sentiram esta semana está relacionado com a forte e grande massa de ar frio, de origem polar, que se espalhou pelo país. Sua atuação começou efetivamente no domingo passado, 8 de julho e se prolongou por toda a semana. 

O centro desta massa de ar frio já está se afastando do Brasil, o que vai facilitar a elevação da temperatura no fim de semana. O frio mais intenso desta massa de ar polar já passou

Para o fim de semana, a tendência é de aquecimento geral.A noite e o começo da manhã ainda serão frios no Sul e  no Sudeste, mas não gelados como nos últimos dias. A tarde do domingo já será com sensação até de calor em grande parte destas Regiões.

 

Ainda pode gear neste sábado, 14 de julho, em alguns locais da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Sudeste, as condições para geada na Mantiqueira diminuem em relação aos últimos dois dias.

 

O frio deste ano acabou?

Não há previsão de entrada de outra massa de ar de origem polar como esta no Brasil, pelo menos até o fim de julho. Porém, outra onda de frio forte poderá passar pelo país no comecinho de agosto, o que provavelmente será a última massa de ar realmente fria de 2018 a chegar no Brasil.

 

Confira abaixo as belas imagens da manhã gelada em São Joaquim (SC), em 13/7/18

 

 

 

SC_São-Joaquim-por--Mycchel-Hudsonn-Legnaghi_agência-São-Joaquim-Online-(1)

Foto de Mycchel Hudsonn, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

 

SC_São-Joaquim-por--Mycchel-Hudsonn-Legnaghi_agência-São-Joaquim-Online-(16)

Foto de Mycchel Hudsonn, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

SC_São-Joaquim-por--Mycchel-Hudsonn-Legnaghi_agência-São-Joaquim-Online-(10)

Foto de Mycchel Hudsonn, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

SC_São-Joaquim-por--Mycchel-Hudsonn-Legnaghi_agência-São-Joaquim-Online-(8)

Foto de Mycchel Hudsonn, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)