Tempo muda no Rio Grande do Sul a partir de domingo

13/07/2018 às 12:28
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Instabilidade volta a aumentar no começo da semana trazendo chuva forte

O tempo vai começar a mudar novamente em especial no Rio Grande do Sul a partir do próximo domingo (15), após uma semana de calmaria em relação a temporais na região, mas de muito frio. A forte massa polar trouxe eventos extremos como neve na serra catarinense e temperaturas negativas nos três estados do Sul. 

 

O ar está bastante seco sobre a Região Sul, mas a chegada e a formação de novas áreas de instabilidade vão possibilitar a intensificação da chuva sobre o estado do Rio Grande do Sul no início da semana. 

 

No domingo, uma frente fria deve avançar pelo mar na altura do litoral gaúcho, enquanto um novo sistema de baixa pressão atmosférica estará atuando entre o Paraguai e o norte da Argentina. "Essa combinação de sistemas muda a circulação de ventos sobre o estado gaúcho aumentando a chance de pancadas de chuva", afirma a meteorologista Marina Vieira.

 

No sul gaúcho podem ocorrer pancadas de chuva com raios e trovoadas entre à tarde e a noite. Já na parte central do estado e na região da Grande Porto Alegre, a chuva é esperada para a noite. Localmente a chuva já pode ser forte, mas o maior crescimento da instabilidade é esperado a partir de segunda-feira (16). 

Acompanhe as temperaturas para Porto Alegre nos próximos dias. 

 

Foto: Tânia Teixeira. Rio Grande/RS.
 

Risco de temporais  

As áreas de instabilidade tendem a ganhar força na segunda-feira, e pelo menos até a quarta-feira (18), tendem a espalhar nuvens carregadas, que vão aumentar a chuva em todas as áreas do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais e ventos fortes na segunda-feira. 

 

O tempo muda completamente na Grande Porto Alegre e o começo da semana será chuvoso. 

 

Algumas pancadas de chuva em SC e PR 

A maior parte da instabilidade é esperada para o Rio Grande do Sul, mas as condições para as pancadas de chuva também tendem a aumentar por Santa Catarina e o oeste do Paraná. Na segunda-feira pode volta a chover com raios por localidades dos dois estados.    

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

10°
min

14°
max

10mm / 90%