Oferecido por
Nesta terça-feira (31), áreas de instabilidade formadas pelo excesso de calor e de umidade vão se espalhar mais sobre a Região Norte do país. A expectativa é de que volte a chover na capital do estado do Acre, Rio Branco, que está tendo um dos julhos mais secos em 49 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A maioria das áreas do Norte do país terá um dia de bastante sol e calor, mas pancadas de chuva são esperadas a partir da tarde, com moderada a forte intensidade, no Amazonas, Acre, extremo norte de Rondônia (incluindo a capital Porto Velho), centro-norte do Pará e no Amapá. Nas áreas mais ao norte do Amazonas e em Roraima, o alerta é para temporais a qualquer hora do dia.
Chuva acima da média em Boa Vista
O INMET registrou, em 30 dias do mês de julho, 356 mm de chuva em Boa Vista, capital de Roraima. Esse valor está 24% acima da média normal para este período.
Ar seco persiste
Áreas mais ao sul da Região Norte continuam sob influência de uma forte massa de ar seco e quente. Portanto, todo o centro-sul do Pará, Tocantins e as demais áreas do estado de Rondônia, terão um dia de bastante sol, calor e não há expectativa de chuva. Nessas áreas, é importante ter atenção com a umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos nos períodos mais quentes da tarde.
Foto de Luciana - Rio Branco, AC