Fortes rajadas de vento continuam no Sul e Sudeste nesta sexta

09/08/2018 às 16:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ciclone extratropical provoca vento forte nas capitais do Sul e em São Paulo

Um ciclone extratropical se formou no oceano entre a costa da Região Sul e do Uruguai é o responsável pela ventania que observada na quinta-feira, 9 de agosto, nas capitais da Região Sul do Brasil e também em São Paulo.  As rajadas de vento passaram dos 60 km/h em Florianópolis. Na capital paulista, o vento forte impediu o sobrevôo dos helicópteros de várias rádios, que diariamente ajudam no monitoramento do trânsito.

 

Por volta do meio-dia, as rajadas de vento chegaram aos 51 km/h em São Paulo no aeroporto de Congonhas. Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrou uma rajada com 57 km/h às 14h. O aeroporto de Florianópolis teve rajadas 66 km/h às 14h15. O aeroporto internacional de Curitiba registrou rajada de 59 km/h, às 14h40.

 

A presença deste ciclone extratropical provocou ventos fortes na quinta-feira, 9 de agosto, em muitos locais do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até 15 horas, as rajadas mais intensas foram:

80 km/h (15h) - Santa Vitória do Palmar (RS)

75 km/h (14h) - Rancho Queimado (SC)

66 km/h (14h) - Cambará do Sul (RS)

63 km/h (10h) - Major Vieira (SC)

63 km/h (14h) - Pico do Couto (Petrópolis, RJ)

 

Na tarde de 9/8/18, o centro de baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical era observado no mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Para esta sexta-feira, 10 de agosto, a previsão é de que a pressão atmosférica no centro de baixa fique ainda menor e permaneça na costa do Rio Grande do Sul. Isto vai manter as condições para fortes rajadas de vento nos estados da Região Sul, mas tendo influência também em São Paulo, no estado do Rio De Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. As rajadas de vento mais intensas devem variar de 60 km/h a 80 km/h, sendo as mais fortes nas áreas litorâneas.

 

 

 

Quanto mais longe do centro de baixa pressão atmosférica do ciclone, menor é a influência do sistema. Por isso, estados como o Espírito Santo e a áreas do centro e norte de Minas Gerais não vão sentir os ventos fortes.

 

Este ciclone extratropical se afasta aos poucos da costa da Região Sul  no fim de semana e os ventos vão diminuir de frequência e de intensidade. Os fortes ventos provocados por este sistema deixam o mar bastante agitado nos próximos dias entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. A agitação no mar na costa do Espírito Santo será moderada.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%