Serra catarinense registra neve mais uma vez

09/08/2018 às 21:26
por Bruno Maon

Oferecimento
Ainda pode nevar nesta sexta-feira nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Fim de semana será com geada no Sul.

A previsão de neve para região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se confirmou nesta quinta-feira, 9 de agosto, e veio até mais cedo do que o esperado. Na região de Urubici, na parte mais elevada da serra catarinense, começou a nevar durante a tarde e por volta das 17 horas já dava para perceber acumulação da neve nos campos. Pela manhã, a região de Caxias do Sul, na parte mais baixa da serra gaúcha registrou chuvisco congelado.

 

Por volta das 20 horas da quinta-feira, o frio era intenso no Sul do Brasil. A temperatura estava entre 1°C e 6°C no sul do Paraná, no Planalto Sul e na serra de Santa Catarina e também na serra e no Planalto do Rio Grande do Sul. São Joaquim (SC) estava com apenas 1°C.

 

As imagens são de Urubici (SC), no fim da tarde de 9/8/18 e é possível perceber os aglomerados de neve acumulada.

 

 

Foto de Fernando Keiser, Urubici (SC)

 

 

Foto de Fernando Keiser, Urubici (SC)

 

 

Foto de Fernando Keiser, Urubici (SC)

 

 

Ainda pode nevar nesta sexta

Com o frio intenso e a persistência da nebulosidade sobre as serras gaúcha e catarinense, a possibilidade de nevar ainda é válida para a noite do dia 9, madrugada e manhã da sexta-feira, 10 de agosto.

A possibilidade de nevar é considerada para as regiões mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, das serras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de flocos de neve, há condições para ocorrer outras precipitações de inverno como chuva congelada, neve granular e chuva congelante.

 

As condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o centro-sul do Brasil.

 

Geada

O ar seco e frio polar está avançando sobre o Sul do Brasil e até a noite desta sexta-feira vai dissipar a nebulosidade existente nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim, depois da neve, estas regiões terão geada no fim de semana, que é um fenômeno típico do frio seco. A neve exige frio úmido.

No sábado, 11, a geada pode ser até de forte intensidade. Deve gear de forma generalizada no Paraná, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, no norte e oeste do Rio Grand do Sul.