BR tem mais sol no fim de semana

17/08/2018 às 13:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
O quinto sistema frontal de agosto chega ao país no domingo, 19.

Depois de uma semana atípica, com chuva em locais onde em geral nem chove em agosto, o ar seco ganha força de novo sobre o Brasil neste fim de semana. O ar polar se afasta do país, o que vai facilitar a elevação da temperatura. Mas outra frente fria chega ao Sul do Brasil, o quinto sistema frontal do mês de agosto, e vai causar mudanças no tempo também nas Regiões Centro-Oeste e no Norte. 

 

De forma geral, o sol aparece forte neste fim de semana e a temperatura sobe por quase todo o país. Confira os principais destaques do tempo no Brasil no dias 18 e 19 de agosto de 2018.

 

Sábado, 18 de agosto

Neste sábado, faz frio de manhã cedo no Sul e no Sudeste. Mas a sensação de calor vai predomina no país durante a tarde.

O sol predomina da Região Sul e também no Sudeste, mas por causa do frio do amanhecer, alguns locais podem tem névoa ou nevoeiro no início da manhã, que deixam o céu nublado. Mas o sol aparece antes do fim da manhã.

 

Não tem previsão de chuva para a Região Sul neste sábado. Na Região Sudeste, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na região mineira do Vale o Rio Doce e em parte da Zona da Mata Mineira, o sábado será com muitas nuvens e chuva fraca, mas que ocorre várias vezes durante o dia.

 

Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer a partir da tarde em toda a Região Norte, até no Tocantins, no norte de Mato Grosso e de Goiás e pode voltar a chover até no oeste da Bahia, o que não é comum nesta época.  O litoral leste do Nordeste tem pancadas de chuva e períodos de sol.

 

 

Foto: Avaneide Gama Novaes - Presidente Dutra - BA

 

Domingo, 19 de agosto

No domingo, a temperatura sobe na maior parte do país e o sol fica forte por várias horas em quase todas as áreas. Mas uma frente fria vai trazer temporais para os estados da Região Sul.

 

No Centro-Oeste, pancadas de chuva isoladas ocorrem a partir da tarde no norte e oeste de Mato Grosso. Chove e esfria a partir da tarde  no oeste e sul de Mato Grosso do Sul com a chegada de uma outra frente fria.

Atenção: a temperatura  cai muito na segunda-feira em Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e no sul de Mato inclusive nas capitais, Campo Grande e Cuiabá.

 

Mais sol e calor para a  Região Sudeste no domingo. Vitória e várias áreas do leste capixaba ainda podem ter chuva fraca. O nível de umidade no ar pode voltar a ficar entre 20% e 30% nas horas mais quentes da tarde em parte do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

 

No Nordeste, o tempo fica mais chuvoso em Salvador . Chove também no restante do litoral da Bahia, no litoral de Sergipe e de Alagoas, mas com períodos de sol. O tempo seco e quente predomina nas demais áreas do Nordeste.

Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer na Região Norte, mas já não deve chover  no Tocantins.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%