Semana de ar seco e sol em SP

20/08/2018 às 09:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande São Paulo terá tardes quentes e secas. Nível de umidade no domingo, 19, baixou para 18% no interior do estado.

São Paulo registrou temperatura máxima de 26,7°C no domingo, 19 de agosto. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi o quarto dia em agosto em que a temperatura máxima no Mirante superou os 24°C.

 

Até agora, a mês temperatura no mês foi de 27,9°C, no dia 14. Mas esta marca poderá ser superada até o fim da semana, pois toda a região da Grande São Paulo terá dias secos, com muito sol e sem influência forte de ar frio de origem polar.

 

Depois de vários úmidos, nublados e frios, a Grande São Paulo ficará cheia de sol e céu azul esta semana. Uma ligeira queda da temperatura é esperada para a quarta-feira, 22 de agosto, quando a região da capital paulista terá um dia com muitas nuvens, por causa da passagem de uma frente fria. Mas desta vez, o tempo não fica fechado por muitos dias. O efeito desta nova frente fria será apenas de aumento de nebulosidade no leste do estado de São Paulo, mesmo assim, o sol vai aparecer. Na quinta-feira, 23 de agosto, o sol volta com força e a semana termina quente.

 

Umidade baixa

O ar seco ganhou força de novo ontem sobre o estado de São Paulo e isto pode ser observado na acentuada queda do nível de umidade no ar. Na cidade de São Paulo, na região do Mirante de Santana, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30% de umidade no ar, pela medição automática. O litoral não teve níveis abaixo dos 60%, mas muitas áreas pelo interior do estado voltaram a registrar níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. A umidade relativa do ar chegou aos 18% em Votuporanga, 20% em Jales, 21% em Valparaíso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível de 60% para o conforto humano.

 

Até o fim da semana, a Grande São Paulo e a maioria das áreas do interior do estado terão várias horas com ar muito seco, com nível de umidade relativa do ar crítico, entre 20% e 30%, mas alguns locais no interior vão registrar menos de 20% de umidade no ar, nas horas mais quentes do dia.

 

 

Foto de Santos Albuquerque, São Paulo (SP)

 

Sem chuva

Esta é uma semana com muito sol e praticamente sem chuva no estado de São Paulo. Algumas poucas áreas no sul do estado poderão registrar alguma chuva entre terça e quinta-feira por causa da passagem de uma frente fria pelo mar. Mas as demais regiões, incluindo a Grande São Paulo, terão apenas aumento de nuvens.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%