Destaques do tempo no BR em 21/8/18

21/08/2018 às 23:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria virou o tempo na cidade de São Paulo, mas a chuva e o frio ficaram retidos no Sul do Brasil na fronteira oeste do país.

 O  Brasil completou dois meses do inverno de 2018 com chuva, frio, calor e ar seco. A frente fria que virou o tempo na cidade São Paulo  deixou a chuva bloqueada na Região Sul e o frio retido no Sul e na fronteira oeste do país.  Nesta quarta-feira esta frente fria se afasta no mar e aumenta a nebulosidade no Rio De Janeiro. Outra frente fria, mais forte, é esperada para o próximo fim de semana. 

Confira o que foi destaque no tempo no Brasil em 21/82018.

 

2 meses de inverno

Em 21/8/18 o Hemisfério Sul completou dois meses de inverno. A estação começou em 21 de junho.

 

Chuva no oeste de SP

A instabilidade de uma frente  fria conseguiu provocar chuva leve em alguns locais do oeste/sudoeste do estado de São Paulo. Choveu na região do aeroporto de Presidente Prudente, às 21 horas. Os radares meteorológicos do IPmet/UNESP detectaram chuva leve às 21 horas na região de Iepê, Echaporã, Assis, Lutécia, Teodoro Sampaio e outras.

 

Temperatura cai 10°C em São Paulo e pouco mais de 1h

A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo virou o tempo gradativamente sobre a maioria das áreas da Grande São Paulo. A tarde que começou quente e seca, com mais de 28°C em vários locais e umidade relativa do ar na casa dos 30%, terminou fria, nublada, com menos de 20°C e umidade relativa do ar acima dos 80%.

Por volta de 14 horas os termômetros indicavam 27°C no aeroporto de Congonhas e a umidade relativa do ar estava em 42%. Às 15h20 a região já estava nublada, com temperatura de apenas 17°C e umidade em torno de 82%!  Veja como fica a previsão para os próximos dias. Vai esquentar mais no fim da semana!

 

Nebulosidade aumenta no sul da Grande SP com chegada de frente fria no início da tarde de 21/8/18

 

 

Quarta friagem de agosto em Rio Branco (AC)

O ar polar chegou ao Acre novamente acre a segunda-feira, 20 de agosto,  provocando a quarta friagem no estado somente neste mês.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima no dia 21 de agosto em Rio Branco foi de 13,3°C, a segunda mais baixa de 2018. O recorde de menor temperatura do ano na capital do Acre é de 13,1°C, em 11 e 12 de julho. Outra massa de ar polar está prevista para o próximo fim de semana podendo ocorrer a quinta friagem de agosto.

 

 

Noite gelada no Sul do BR e no sul de MS

Com a forte presença do ar polar durante todo o dia e sem o sol, a temperatura caiu muito no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. Fez frio o dia todo e a noite de 21 de agosto foi gelada! Por vota das 21 horas, todo o sul de Mato Grosso do Sul, o oeste e o sul do Paraná, o centro, oeste e parte do sul de Santa Catarina e praticamente todo estado do Paraná estavam com temperatura igual ou abaixo dos 10°C. O lugar mais gelado era a serra gaúcha. Canela e São José dos Ausentes estavam com 4°C! Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, a temperatura variou de 4°C a 6°C no aeroporto local.

 

 

Frio e chuva em Florianópolis

Choveu muito no dia 21 de agosto no estado de Santa Catarina. A chuva e o frio mantiveram a temperatura baixa também em Florianópolis. A temperatura durante a tarde não passou do 13°C. A máxima oficial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 15,0°C, mas ocorreu às 21 horas do dia 20 de agosto. A temperatura máxima de um dia é definida como o maior valor entre 21 horas do dia anterior e 21 horas do dia em questão. A tarde de 21 de agosto foi uma das mais geladas do ano em Florianópolis, mas que não coincidiu com a menor temperatura máxima.

 

Chuva volumosa em Santa Catarina e no Paraná

O centro-oeste e o sul de Santa Catarina e o oeste do Paraná foram as regiões que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil em 21 de agosto. Entre 22 horas do dia 20 e 22 horas do dia 21 de agosto, o CEMADEN -  Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou quase 80 mm em um local de Foz do Iguaçu.

 

Cidade

UF

local

chuva 24h (mm)

FOZ DO IGUAÇU

PR

São Miguel

79.8

SÃO JOSÉ DO CEDRO

SC

São Cristóvão

74.4

CAMPO ERÊ

SC

Prefeitura Municipal

61.8

BOM JESUS DO SUL

PR

Centro

59.6

OTACÍLIO COSTA

SC

Prefeitura Municipal

57.4

QUILOMBO

SC

Interior

55.6

SÃO MIGUEL DO OESTE

SC

São Luiz

55.0

 

 

Calor em São Paulo

A tarde de 21 de agosto foi a segunda mais quente na cidade de São Paulo do inverno de 2018, que começou em 21 de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 28,8°C de temperatura máxima. A maior temperatura do inverno até agora é de 29,2°C, em 29 de julho.

 

Muito ar polar em MS e no centro-oeste e sul de MT

Pela quarta vez em agosto, o ar frio de origem polar entrou com muita forte sobre o Mato Grosso do Sul e se espalhou também pelo centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Cuiabá, capital de Mato Grosso, teve uma das manhãs e um das tardes mais frias deste ano, com temperatura mínima de 12,0°C e máxima de apenas 22,8°C. No domingo, 19, fez 38,3°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima foi de 9,9°C e a máxima de 21,8°C.

Segundo o INMET, a menor temperatura em Mato Grosso do Sul foi de 5,6°C em Ponta Porã. Em Mato Grosso, a menor temperatura foi de 9,6°C em Itiquira.

Outra massa de ar polar está sendo esperada para o próximo fim de semana.

 

 

Foto de Vandie, Gravataí (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

18°
min

22°
max

5mm / 83%