Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria vira o tempo em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Marina Angelo, São Paulo (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

A chegada de uma nova frente fria ao litoral de São Paulo causou um grande mudança de temperatura e de umidade também em parte da Grande São Paulo nesta terça-feira,  21 de agosto. No início da tarde, bairros dos extremo sul da capital paulista, como Parelheiros e Capela do Socorro, e também municípios no sul da Grande São Paulo, como toda a região do ABC, Juquitiba, Embu-Guaçu ficaram nublados e sentiram uma brusca queda da temperatura. As demais áreas da capital e da Grande São Paulo ainda estava ensolaradas e secas.

 

Entre o meio-dia e 15 horas, a temperatura caiu 6°C na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo.  Por volta do meio-dia, a temperatura por lá era de 26°C, com umidade relativa do ar de 37%, e às 15 horas, a temperatura baixou para 20°C e a umidade no ar subiu para 68%.

 

Temperatura e umidade relativa do ar na Grande São Paulo em 21/8/18

 

O vento frio de origem polar que veio com a frente fria começou a ser sentido na região de Congonhas entre 14 e 15 horas, o que fez a temperatura despencar. Desta vez, este vento veio do mar e por isso a umidade aumentou muito.

Mas antes do vento frio e úmido chegar a São Paulo, a temperatura ficou alta e fez calor de quase 29°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde de 21 de agosto foi a segunda mais quente do inverno de 2018. A temperatura máxima até 15 horas foi de 28,8°C. A tarde mais quente do inverno, até agora, foi a do dia 29 de julho, quando a temperatura chegou aos 29,2°C na estação meteorológica do Mirante de Santana.

 

A virada do tempo provocada pela chegada da nova frente fria pode ser vista nas imagens de satélite. A animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16 entre 11 horas e 14 horas de 21/8/18 mostra a nebulosidade baixa (manchas cinzas) avançando do litoral e pouco a pouco cobrindo as regiões no sul da capital paulista e da Grande São Paulo.

 

 

animação-SP

Nebulosidade aumenta no sul da Grande SP com chegada de frente fria no início da tarde de 21/8/18

 

Quarta-feira com umidade alta e temperatura amena

A injeção de umidade marítima trazida pela frente fria deixa todo o sul e o leste de São Paulo com muitas nuvens nesta quarta-feira. Há chance de garoa na madrugada e manhã, inclusive na Grande São Paulo. Durante a tarde, o sol pode aparecer, mas entre muitas nuvens. A temperatura fica amena o dia todo, mas não faz frio como na semana passada.

 

Esta frente fria não tem força para virar o tempo no interior de São Paulo. O oeste do estado, a região de Campinas e de Sorocaba ficam menos quentes, com períodos de sol e muitas nuvens, mas o centro e o norte do estado continuam quentes e com muito sol.

 

A tendência é de mais sol e calor já na quinta-feira, 23 de agosto, em todo o estado de São Paulo. Deve esquentar ainda mais na sexta-feira, mas outra frente fria está prevista para o fim de semana. Confira a previsão para o estado de São Paulo.

 

 

Foto de Marina Angelo, São Paulo (SP)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias