Santa Catarina está em alerta para chuva frequente

21/08/2018 às 11:09
por Maria Clara Machado

Atualizado 21/08/2018 às 11:50

Oferecimento
Frente fria avança pelo litoral da Região Sul e espalha muita instabilidade. Ar polar atua com força sobre o estado gaúcho.

Uma frente fria avança pelo litoral do Sul do Brasil e é a responsável pelo formação de muita instabilidade sobre a Região nesta terça-feira (21). O tempo mudou especialmente em Santa Catarina e diversas áreas do estado estão com chuva frequente. No começo da madrugada começou a chover também no oeste do Paraná, provocando uma virada no tempo na região de Foz do Iguaçu. 

 

Ao longo desta terça-feira, a chuva se concentra sobre Santa Catarina, oeste, sul e leste do Paraná, além de algumas áreas do norte e região serrana do Rio Grande do Sul. A preocupação dos meteorologistas não é tanto com o Paraná, que pode ter uma chuva fraca a moderada, e sim com o estado de Santa Catarina. 

 

Até às 11 horas, várias cidades já registravam volumes de chuva acima de 30 mm, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ituporanga, Lages, São Joaquim, Novo Horizonte, Araranguá, Dionísio Cerqueira e Xanxerê são algumas delas. 

 

Leste de SC em alerta 

"Serão dois dias de chuva frequente sobre o estado de Santa Catarina e principalmente o leste catarinense entra em alerta podendo acumular volumes elevados. O Vale do Itajaí, todo o litoral, Florianópolis e a serra, vão ter bastante chuva entre esta terça e a quarta-feira", reforça a meteorologista Fabiana Weykamp. 

 

"Amanhã (22), a frente fria se afasta para o oceano, mas o deslocamento de uma massa polar pelo oceano deve favorecer o vento de leste sobre Santa Catarina, que vai soprar persistente injetando muita umidade sobre a região. Além disso, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica nos níveis médios da atmosfera, próxima ao sul gaúcho, também vai contribuir para aumentar as condições de chuva", explica Weykamp. 

 

sat_SUL_21.08

 

A chuva no Paraná se estende por esta terça-feira. Hoje, Curitiba pode ter chuva fraca e a temperatura cai, mas a instabilidade tende a ganhar força na capital nesta quarta (22). Toda a Grande Curitiba entra em atenção com o aumento da chuva. 

 

Foto: Roberto Meira. Joinville/SC.
 

Ar polar atua com força no RS 

O ar polar se espalhou pelo Sul do Brasil e juntamente com o tempo fechado e a chuva impede a elevação das temperaturas sobre Santa Catarina e o Paraná. O dia fica muito úmido em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR). 

 

Sua atuação é mais forte sobre o Rio Grande do Sul, que acabou registrando as menores da temperaturas da Região. Diversos municípios na fronteira com o Uruguai tiveram temperaturas mínimas abaixo dos 3°C e condições para geada ao amanhecer. Porto Alegre (RS) pode ter algumas aberturas de sol no decorrer do dia, mas a sensação também é de frio. 

 

tabela-rs-frio

 

O ar polar ainda vai influenciar a Região Sul nesta quarta-feira e novamente o centro-oeste e sul gaúcho poderão começar o dia com geada. O leste do Rio Grande do Sul terá um pouco de chuva, fraca a moderada, inclusive a Grande Porto Alegre

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%