Oferecido por
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,7°C de temperatura máxima na cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira, 24 de agosto. Esta foi a maior temperatura do inverno na capital paulista . A medição foi feita às 15 horas por um observador meteorológico na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Porém, outra leitura será feita às 21 horas e este valor poderá aumentar. O recorde anterior de maior temperatura do inverno de 2018 era de 29,2°C, em 29 de julho.
No mesmo local da estação convencional existe uma estação meteorológica automática, que faz medições sem auxílio de uma pessoa, e que registrou 30,2°C.
Para verificação de recordes, considera-se a medição da estação convencional, pois é a que tem maior período de registros. A estação convencional funciona desde 1943 e a automática desde 2006.
Temperatura cai no fim de semana
Uma acentuada queda da temperatura é esperada para o fim de semana por causa da chuva, ventos fortes e do ar polar de uma frente fria que passa pelo estado de São Paulo.
A temperatura vai baixar muito já neste sábado, 25, em todas as regiões paulistas, porém, a madrugada e a manhã do sábado ainda serão abafadas, com sensação de calor. A mudança da sensação térmica virá durante a tarde, quando o ar começará a esfriar. A noite do sábado já será com temperatura baixa.
No domingo, 26, o ar de origem polar atua com mais força sobre o estado de São Paulo fazendo a temperatura baixar ainda mais. A sensação de frio será grande durante todo o domingo, mesmo com a presença do sol em muitas áreas do interior paulista.
Na Grande São Paulo, o domingo será nublado, muito frio e sujeito a garoa. O sol reaparece na segunda-feira e continua frio.
Veja como fica o tempo no fim de semana
Foto de Gabriela Fay, São Paulo (SP)