Domingo muito frio e com geada no Sul e em MS

25/08/2018 às 16:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fenômeno pode ocorrer também na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba. Centro da massa de ar frio passa sobre o Sul do Brasil.

O ar frio de origem polar atua com mais força sobre o centro-sul do Brasil neste domingo, 26 de agosto, deixando o dia gelado! A queda da temperatura é bastante acentuada e os três estados da Região Sul voltam a registrar frio abaixo de 0°C. Mas o frio também aumenta em Mato Grosso do Sul e fica entre um pouco abaixo dos 5°C no sul do estado. O frio intenso provoca a formação da geada, que é o congelamento do orvalho sobre uma superfície.

 

A previsão é de geada neste domingo em quase toda a Região Sul, que pode ocorrer com moderada a forte intensidade em áreas dos três estados. No sul de Mato Grosso do Sul, a geada deve ser fraca, de forma geral. Alguma baixada poderá ter geada moderada.

 

 

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghi/Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

Mais geada na segunda-feira, 27

O frio continua intenso no centro-sul do Brasil na madrugada e amanhecer da segunda-feira, 27 de agosto. A geada volta a ocorrer em grandes áreas dos estados da Região Sul.

A temperatura sobe no sul de Mato Grosso do Sul e a chance de gear diminui. Porém, o frio aumenta no sul do estado de São Paulo e há uma possibilidade de geada na região, porém com fraca intensidade.

 

Geada em Porto Alegre e em Curitiba

No domingo, 26 e na segunda-feira, 27 de agosto, há condições para a formação de geada na Grande Porto Alegre. Em Curitiba, a geada pode voltar a ocorrer na segunda-feira.

Na terça-feira, com a diminuição do frio de forma geral sobre o Sul, a chance de gear nas capitais fica descartada.

 

Centro da massa polar passa sobre o Sul

O centro de uma massa de ar frio de origem polar é a região onde se observa um máximo da pressão atmosférica e que está associado com a subsidência (movimento do ar de cima para baixo) mais intensa. Por isso, a região central de uma massa de ar polar é onde o frio é mais intenso.

No domingo, 26 de agosto, o centro desta nova massa de ar polar (A) passa sobre o Sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e depois vai para o mar no dia 27.

 

 

Massa polar 26-8-18 anima

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%