Destaques no tempo no Brasil em 27/8/2018

27/08/2018 às 22:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Santa Catarina registrou a menor temperatura no país neste ano. O frio bateu recorde no Acre e frente fria chegou ao litoral da Bahia.

 

Para deixar agosto de 2018 ainda mais atípico, outra forte massa de ar frio de origem polar passou pelo país e temperaturas muito baixas, abaixo de 0°C voltaram a ocorrer na Região Sul. A geada foi ampla e até forte. Mas o frio também foi intenso no sul de Mato Grosso do Sul e certamente geou por lá também. Outros destaques foram a chuva e o ar muito seco. 

 

Confira o que foi destaque no tempo no Brasil em 27 de agosto de 2018.

 

Frio congelante no Sul do BR

Temperaturas abaixo de 0°C voltaram a ocorrer no Sul do Brasil. Pelo segundo dia consecutivo, geou de forma ampla.

A  menor temperatura no país foi de 6,6°C negativos em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, pela medição do Epagri-Ciram do governo catarinense. Esta temperatura igualou a marca registrada também em Urupema em 24 de maio e pode ser considerada a menor temperatura no Brasil em 2018, até agora.

A menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 3,4°C negativos em Bom Jesus (posto BASF), pela medição do Epagri-Ciram. No Paraná, a menor temperatura foi de 3,4°C negativos em General Carneiro.

 

 

Foto de Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

Possível recorde de frio do ano em Florianópolis

É bastante provável que a madrugada de 27 de agosto tenha sido a mais fria de 2018 em Florianópolis. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 6,6°C de temperatura mínima, mas pela medição da estação meteorológica automática. Porém, o que vale para a validação de recorde é o registro da estação meteorológica convencional, que tem uma série de dados muito maior do que a da automática. Mas pela informação do próprio INMET, a leitura da temperatura mínima na estação convencional de Florianópolis infelizmente não foi feita no dia 27 de agosto de 2018. Assim, ficaremos com a dúvida. O recorde de frio oficial é de 7,0°C em 8 de junho.

 

Muito frio no sul de Mato Grosso do Sul

O ar frio de origem polar ainda atuou com muita força sobre o Mato Grosso do Sul em 27/8/18, mas especialmente no sul do estado, onde a temperatura ficou abaixo dos 5°C, pelo segundo dia consecutivo.

O INMET registrou apenas 1,1°C em Amambai, 2,7°C em Rio Brilhante, 3,1°C em Bela Vista, 4,0°C em Juti, 4,3°C em Itaquiraí e 4,7°C em Maracaju.

 

Menos de 10°C em Mato Grosso

O ar frio de origem polar ainda foi sentido com força ao sul de Mato Grosso no dia 27/8/18. O INMET registrou 9,3°C em Comodoro.

 

Recorde de frio em Rio Branco (AC)

Rio Branco, a capital do Acre, registrou a menor temperatura em 2018 na madrugada de 27/8/18. A mínima foi de 12,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Esta foi a quinta friagem no estado do Acre em agosto. Friagem é a queda acentuada da temperatura áreas do Norte e de parte do Centro-Oeste provocada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar. Friagens em agosto não são incomuns, mas não tantas vezes como ocorreu neste agosto.

 

Frio no Rio De Janeiro

Chuva, céu encoberto e vento frio. Assim foi o dia 27 de agosto de 2018 em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive na capital. A cidade do Rio teve a terceira tarde mais fria do ano, com temperatura máxima de apenas 21,3°C. O valor foi registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia na Vila Militar, na zona oeste carioca. Mas em muitas áreas da cidade, a temperatura nem passou dos 20°C.

 

Frente fria no Espírito Santo

O tempo virou no Espírito Santo com a chegada da frente fria forte ao estado. A chuva persistente se espalhou pelo estado, até com moderada intensidade. Com tempo chuvoso e o vento frio, a temperatura despencou em Vitória. Segundo o INMET, a temperatura máxima no dia 27 de agosto foi de 23,2°C e no domingo, 26, foi de 30,7°C.

 

Temporal em Boa Vista

Calor e umidade alta formaram nuvens bastante carregadas sobre Roraima que provocaram chuva forte sobre a capital, Boa Vista. O INMET registrou 35,4 mm em 2 horas de chuva.

Ainda na Região Norte, mas no estado do Pará, choveu 38,6 mm em 1 hora em Breves, segundo o INMET.

 

Chuva em Salvador

O tempo instável predominou em Salvador no dia 27 de agosto. No fim da tarde a chuva veio com rajada de 50 km/h na região do aeroporto local. A passagem de uma frente fria ajudou a aumentar o vento e a chuva. A capital da Bahia terá mais chuva até o fim da semana.

 

Ar muito seco no BR

A passagem do ar frio de origem polar ajudou a reduzir o nível de umidade no ar em diversas áreas do país. Vários estados brasileiros registraram menos de 20% de umidade no em 27 de agosto. Os dados abaixo são do INMET

São Joaquim (SC): 11%

Planalto (PR): 11%

São Gonçalo (PB): 13%

Pedro Afonso (TO): 14%

Porto Murtinho (MS): 14%

Oeiras (PI): 14%

Colinas (MA): 14%

Cambará do Sul (RS): 15%

Iguatu (CE): 15%

Santa Rita de Cássia (BA): 17%

Caicó (RN): 19%

Santana do Araguaia (PA): 19%

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Aracaju - SE

24°
min

28°
max

60mm / 90%