Oferecido por
Uma nova e intensa massa polar entrou com força no Sul do Brasil durante o fim de semana, provocando temperaturas abaixo de zero e muita geada.
Em Florianópolis a mínima registrada foi de 6,6°C pela medição da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O frio também foi intenso nas capitais Porto Alegre (RS), com mínima de 3,5°C e em Curitiba (PR), com a mínima de 5,9°C pelo INMET.
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim online. São Joaquim/SC.
Frio de -6,5°C
O amanhecer foi gelado em diversas áreas da Região Sul e as menores temperaturas chegaram a -3,4°C em General Carneiro (PR), -2,4°C em Serafina Corrêa (RS), -1,6°C em Vacaria (RS) e -0,9°C em Caçador (SC), de acordo com as estações do INMET.
Pelas medições do Epagri/Ciram, o frio foi ainda mais rigoroso e grande parte do meio-oeste e planalto sul catarinense tiveram temperaturas negativas. Os menores valores foram de -6,5°C em Urupema, -5,5°C em Bom Jardim da Serra, -4,7°C em Urubici, -4,1°C em Curitibanos, -3,7°C em Fraiburgo. Com tanto frio, a geada se repetiu por diversas localidades.
Tempo ensolarado e frio
O céu fica azul e a tarde ensolarada, mas a sensação ainda é de frio por toda a Região Sul. Com o predomínio da massa de ar seco de origem polar, não há condições para chuva. De acordo com a Marinha do Brasil, o mar continua agitado, mas o alerta de ressaca entre o Chuí (RS) e Florianópolis (SC) vale somente para o período da manhã.
Quando o frio diminui?
O centro da massa polar começa a se afastar para o oceano já no decorrer desta segunda-feira (26). "O amanhecer da terça-feira ainda promete frio, porém menos congelante", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. Há novamente chance de geada nas serras gaúcha e catarinense, mas as temperaturas já vão começar a subir à tarde. O sol vai brilhar forte, o que ajuda também na elevação da temperatura máxima.