Oferecido por
A influência do ar frio de origem polar diminui bastante sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta segunda-feira, o que vai permitir uma rápida elevação da temperatura especialmente sobre o Mato Grosso do Sul. Este estado foi o que sentiu a passagem do ar frio com maior intensidade no fim de semana. A temperatura chegou a 3,2°C no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
A diminuição da influência do ar polar será sentida no decorrer do dia. Faz frio no começo da manhã desta segunda-feira especialmente no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, mas a tarde já será quente.
O mapa mostra como foi a distribuição da temperatura mínima em Mato Grosso do Sul no domingo, 26 de agosto
Distribuição da temperatura mínima em MS em 26/8/18
A temperatura sobe também no oeste e sul de Mato Grosso que também teve acentuado resfriamento no fim da semana.
A semana segue com noites amenas e tardes cada vez mais quentes. Veja como fica a temperatura em Campo Grande e em Cuiabá.
Sol e ar seco
O sol e o ar seco predominam em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso nesta segunda-feira. A população dos dois estados vai sentir o desconforto da secura do ar. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15% de umidade no ar em Campo Grande, que foi a capital mais seca do país. Em Cuiabá, o nível de umidade chegou 35% pela medição automática. No sul de Mato Grosso do Sul, a umidade chegou aos 13% em Amambai.
Estes níveis críticos de umidade voltam a ser observados hoje em Mato Grosso do Sul e vão baixar mais em Mato Grosso. Várias áreas do estado podem registrar menos de 20% de umidade no ar.
Foto de João Alves - Cuiabá, MT
Chuva em GO e no DF
Já em Goiás e no Distrito Federal, tem condições de mais pancadas de chuva no decorrer desta segunda-feira, especialmente à tarde. Mesmo com a formação de algumas nuvens carregadas, o sol aparece na maior parte do dia e faz calor.
A presença de uma frente fria no litoral do Espírito Santo ajuda a manter a instabilidade no Distrito Federal e em Goiás. Mas a partir de manhã, o tempo fica mais seco e não há mais condições para chuva. A semana segue com temperatura elevada e níveis de umidade no ar em queda.