Capitais do CO podem bater recorde de calor

30/08/2018 às 17:42
por Redação

Atualizado 30/08/2018 às 17:50

Oferecimento
Ar seca mais e calor será intenso nesta sexta-feira

O ar quente e seco ganha ainda mais força sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira (31) e, com o excesso de calor, as quatro capitais da Região podem bater o recorde de temperatura máxima do ano de 2018. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o atual recorde em Cuiabá foi de 39°C, no dia 14 de agosto. Já Campo Grande, teve 34,5°C no dia 24 de janeiro. Goiânia teve com 35,5°C nos dias 20 e 23 de janeiro, enquanto Brasília registrou 31,2°C no dia 13 de agosto.

 

A sexta-feira será de tempo aberto e poucas nuvens no leste do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Nessas áreas, os níveis de umidade relativa do ar ficarão baixos, e Campo Grande e Cuiabá devem atingir níveis próximos de 30%. Já Goiás e o Distrito Federal podem chegar aos 20% nas horas mais quentes do dia.

 

A baixa umidade favorece as condições para o alastramento de focos de incêndios. Nas últimas 48 horas, o Estado do Mato Grosso foi o segundo do país a ter mais registros de queimadas. Confira a tabela abaixo.

 

tabela (1)

 

Volta a chover em MT e MS

Uma frente fria avança pelo Sul do país e consegue formar áreas de instabilidade nas regiões de fronteira com a Bolívia e com o Paraguai. No sul e oeste de Mato Grosso Sul e do Mato Grosso, durante grande parte do dia o sol ainda aparece e as temperaturas ficam elevadas. Entre a tarde e a noite podem ocorrer algumas pancadas de chuva, com moderada a forte intensidade em alguns momentos. 

 

As rajadas de vento vão continuar ocorrendo sobre a Região ao longo desta sexta-feira,  com ventos de até 50 km/h, que podem ser mais intensos em alguns momentos do dia.

 

Foto: Sergio Salles - Cuiabá/MT

 

Fim de semana

Uma massa de ar frio de origem polar chega ao sul de Mato Grosso do Sul e à fronteira da Bolívia com Mato Grosso neste sábado (1), e provoca ligeira queda nas temperaturas. Até segunda-feira (3), o frio aumenta bastante nessas áreas. Em Goiânia e Brasília, o tempo continua quente e seco.

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%