Oferecido por
O Rio Grande do Sul que já vem recebendo chuva forte há dois dias, entra o mês de setembro debaixo de mais temporais. Áreas de instabilidade associadas a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica tendem a se espalhar por toda a Região Sul neste fim de semana aumentando a chuva. Além da baixa pressão, a atuação de um cavado, nos níveis médios da atmosfera, também contribui para a formação das nuvens de temporais.
"Serão os dois sistemas sobre a Região Sul que vão deixar o fim de semana em alerta com previsão de bastante chuva", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.
RS com mais chuva
A baixa pressão começa a ganhar força já nesta sexta-feira (31) e está mantendo as áreas de chuva principalmente sobre o Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram acumulados mais 70,8 mm de chuva em Alegrete entre às 10 horas de quinta e às 10 horas desta sexta-feira (31). O volume chegou a 69,6 mm em Caçapava do Sul, a 67,4 mm em São Gabriel, a 66,4 mm em Encruzilhada do Sul, a 51,4 mm em Bagé e a 48,4 mm em Porto Alegre. Em vários outros municípios o acumulado variou entre 20 a 40 mm no mesmo período. Diversas áreas do estado gaúcho continuam com chuva, inclusive a região metropolitana.
O estado de Santa Catarina e o Paraná terão a virada no tempo mais no final desta sexta-feira. Porém Curitiba e o norte paranaense, só voltam a ter chuva no fim de semana.
Fim de semana de alerta
Toda a Região Sul do Brasil pode esperar por chuva neste sábado (1) e risco de temporais. Desde cedo chove em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, inclusive em Porto Alegre e Florianópolis. A chuva deve chegar em Curitiba na noite deste sábado, mas a capital já terá maior nebulosidade.
Os maiores volumes de chuva são esperados para o norte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina e do Paraná, mas todas as áreas da Região Sul estarão sujeitas a pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e com raios.
Foto: Lucas Cenovicz. Ipiranga/PR.
O domingo (2) vai continuar com muita instabilidade e há previsão de mais chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Neste dia, o alerta especial para chuva volumosa vale para a região serrana gaúcha e catarinense. Ainda assim, a chuva permanece por grande parte da Região Sul e as temperaturas caem mais em relação ao sábado, por conta do tempo fechado.
"A baixa pressão vai dar origem a uma frente fria na segunda-feira (3) e o ciclone extratropical estará atuando no mar. O início da semana ainda será com chuva no Sul, porém menos em relação ao sábado e o domingo. As rajadas de vento vão aumentar na costa da Região", completa Weykamp.