Tarde de hoje pode ser a mais quente do inverno em São Paulo

31/08/2018 às 05:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Setembro vai começar com frente fria. Saiba quando vai esfriar.

A cidade de São Paulo ficou mais quente, mais seca e mais poluída ontem. A temperatura máxima foi de 29,2°C na medição oficial do INMET às 21h (Brasília). A umidade no ar mínima chegou aos 24% na medição automática. No interior, o nível de umidade no ar baixou de 20%.

O calor e a secura do ar aumentam nesta sexta-feira. Uma frente fria chega a São Paulo, no fim de semana. Mas como será a queda da temperatura?

 

Possível recorde de calor na capital

Agosto fecha com muito calor e ar seco no estado de São Paulo. Na capital, um novo recorde de calor do inverno poderá ocorrer nesta sexta-feira, 31. Se a temperatura chegar ao dígito de 30°C como previsto, na estação meteorológica do Mirante de Santana, será a primeira vez que esta marca será alcançada neste local em cinco meses. A última vez que a temperatura chegou ao dígito de 30°C no Mirante foi em 25 de março, com a temperatura máxima de 30,2°C. O recorde atual de calor no inverno é de 29,7°C, em 24 de agosto.

  

Veja quais foram as maiores temperaturas na cidade de São Paulo em cada mês, segundo o INMET, até 30/8/18

 

mês

T máxima (°C)

dia

janeiro

33,7

24 (recorde de 2018)

fevereiro

32,8

9

março

33,6

14

abril

29,8

13

junho

28,5

24

julho

29,2

29

agosto

29,7

24

 

Sexta quente

Com o afastamento do ar polar intenso e a entrada e o vento quente voltando a soprar sobre São Paulo, todas as regiões do estado ficam mais quentes. A temperatura se aproxima dos 37°C no noroeste do estado.

Com o aumento do calor, o ar também fica mais seco. O nível de umidade no ar fica abaixo de 20% no oeste e norte do estado e se aproxima deste valor na cidade de São Paulo.

O sol fica forte o dia todo e não tem previsão de chuva, por enquanto.

 

Fim de semana

Uma frente fria chega ao estado de São Paulo para iniciar setembro, mas o efeito da queda da temperatura e grande nebulosidade será sentido a partir da segunda-feira, 3 de setembro.

O primeiro fim de semana de setembro será com calor e muito sol. Para o sábado, tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde só no litoral sul, entre Peruíbe e Iguape, no centro-oeste e sul do estado. Ainda não deve chover em áreas como a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Campinas e Ribeirão Preto.

No domingo, a nebulosidade aumenta muito em relação ao sábado. O ar fica mais úmido e abafado e tem previsão de pancadas de chuva por todo o estado, com raios.

Fique atento com a acentuada queda da temperatura na segunda-feira. O domingo será quente e a segunda-feira fria, inclusive na capital..

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%