Frente fria provoca chuva e queda da temperatura em SP

03/09/2018 às 08:59
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/09/2018 às 10:54

Oferecimento
Vento frio começa a ser sentido na Grande São Paulo ainda hoje e vai esfriar mais amanhã.

A passagem de uma frente fria provoca chuva e queda da temperatura  no estado de São Paulo neste início de semana. Depois de um fim de semana muito quente e seco, a segunda-feira amanheceu com muitas nuvens e até chuva fraca em vários locais do estado.

 

Por volta das 8 horas, radares meteorológicos detectavam pequenas áreas de chuva fraca entre Bauru, Presidente Prudente e Ourinhos e próximas de Laranjal Paulista.

 

 

Mas pode chover fraco pela manhã pelo litoral e em outras áreas do leste do estado, como na região de Campinas e de Sorocaba. A Grande São Paulo deve ter um pouco chuva, mas principalmente à tarde e à noite. Há condições para a chuva à tarde e à noite em vários locais do centro-sul, leste do estado de São Paulo, mas sempre com fraca a no máximo com moderada intensidade.

 

Temperatura em declínio

O aumento da nebulosidade, do vento e a entrada de ar frio de origem polar sobre o estado de São Paulo fazem a temperatura cair no decorrer do dia. A segunda-feira amanheceu com um ar um pouco abafado, inclusive na Grande São Paulo, mas a previsão é de que o fim da tarde e principalmente a noite já sejam com sensação de frio. Na zona sul da cidade de São Paulo, a região do aeroporto de Congonhas estava com 19°C, às 8 horas, e o Campo de Marte, na zona norte, com 20°C.



Mais frio amanhã

O ar frio de origem polar será sentido com mais força sobre o estado de São Paulo nesta terça-feira e a temperatura cai mais em todas as áreas. A sensação de frio será maior no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo, o litoral, os Vales do Paraíba e do Ribeira,  regiões vai predominar sobre o céu nublado e tem previsão de chuva no decorrer do dia.



Tempo firma na quarta-feira

A passagem desta frente fria é rápida e a partir da quarta-feira não tem mais previsão de chuva no estado. A nebulosidade diminui e o sol reaparece também na Grande São Paulo, porém a temperatura não sobe muito. A madrugada da quarta-feira feira será muito fria na cidade de São Paulo, com menos de 10°C ao amanhecer. É possível que ocorra a menor temperatura do ano até agora. O recorde atual de frio  na capital é de 9,1°C no dia 13 de julho.

O ar esquenta mais na quinta-feira e a semana termina com calor no estado de São Paulo.

 

 

Recorde de calor de inverno em São Paulo

O calor superou a marca dos 30°C em São Paulo no primeiro dia de setembro de 2018 e bateu o recorde de calor do inverno. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,8°C de temperatura máxima na estação meteorológica localizada no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A tarde de 1 de setembro foi a mais quente na cidade desde 19 de março.

 

Foto de Marcelo Pinheiro - São Paulo, SP

Foto de Santos Albuquerque - São Paulo, SP

Foto de Santos Albuquerque - São Paulo, SP

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

23°
max

0mm / 0%