Sul esfria mais e há risco de geada

04/09/2018 às 16:22
por Maria Clara Machado

Atualizado 04/09/2018 às 16:23

Oferecimento
Ciclone extratropical se afasta para o oceano e ventania diminui.

O ciclone extratropical no mar, que provocou fortes rajadas de vento na Região Sul, tende a seguir pelo oceano nesta quarta-feira (5). Os ventos vão diminuir de intensidade e o frio aumenta. Há expectativa de geada e nevoeiro. 

 

Frio e risco de geada 

O ciclone extratropical se afasta, ao mesmo tempo que a nebulosidade diminui na próxima madrugada, sob a influência de uma massa de ar seco de origem polar. O tempo aberto vai acentuar o resfriamento e as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 5°C no amanhecer desta quarta, especialmente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, interior catarinense e no sul paranaense. Com esta situação, volta o risco de geada pela manhã em algumas áreas. 

 

O risco de nevoeiro será alto na Grande Curitiba, que deve começar a quarta-feira fria e com baixa visibilidade. O sol vai demorar para aparecer na capital. 

 

O sol predomina no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. O tempo volta a firmar nos três estados do Sul, mas a sensação de frio vai persistir o dia todo. 

Confira as temperaturas em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba para os ,próximos dias.  

 

No litoral, o mar vai continuar agitado, porém sem alerta para ressaca. 

 

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim on line. São Joaquim/SC.
 

Setembro começou com muita chuva em Florianópolis 

A chuva foi volumosa em Florianópolis neste início de setembro, com a passagem de uma frente fria e da formação de áreas de instabilidade. Só entre às 9 horas de segunda-feira (3) e às 9 horas desta terça-feira (4), o acumulado chegou a 62,7 mm, ou 44% da média mensal que é de 141 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Como fica o feriado prolongado de 7 de setembro?

O feriado prolongado vai ser marcado por sol e tendência de elevação das temperaturas em grande parte do Sul. Não há previsão de chuva em boa parte do feriadão. 

 

Só no domingo (9), outra frente fria deve passar pelo mar, porém sem trazer chuva forte. O leste da Região Sul volta a ter mais umidade e nebulosidade, com expectativa de garoa. Nessas áreas, que inclui as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, as temperaturas terão queda no domingo.   

 

Veja no Agroclima: Doença afeta 35% das lavouras de algodão  

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

26°
max

20mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%