Oferecido por
Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar pelo interior do Maranhão e do Piauí e provocaram fortes pancadas de chuva. Algumas nuvens assim já haviam se desenvolvido ontem e choveu até o no extremo norte do Piauí e na região de Teresina.
Na madrugada desta quinta-feira (6), em Colinas, no Maranhão, em apenas 1 hora de chuva foram acumulados 43,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O total em 2 horas, entre 3 e 5 horas da madrugada de hoje foi de 51,6 mm. Choveu em 2 horas quase o dobro da média normal de chuva para setembro, que é de aproximadamente 23 mm.
Pancadas de chuva moderadas a fortes também ocorreram no interior do Piauí. Na região de Floriano choveu 33,2 mm entre 22 horas de ontem e 8 horas de hoje. Canto do Buriti acumulou 15,4 mm neste período. Uruçuí recebeu 13,4 mm entre 4 horas da madrugada e 8 horas da manhã.
A chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia forçou uma mudança da circulação dos ventos sobre o Nordeste, o que fez a umidade aumentar no interior do Maranhão e Piauí, permitindo a formação das nuvens carregadas.
Foto: Marcos Antônio dos Santos. Piripiri/PI.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 no começo da manhã de hoje, mostra as nuvens carregadas (manchas vermelhas) na região de Floriano: