Região Sul esquenta neste feriado

06/09/2018 às 16:58
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Calor aumenta, enquanto ar fica mais seco pelo interior dos estados.

O Sul do Brasil já está mais seco de novo e o sol forte vai predominar durante este feriado de 7 de setembro. Com o tempo aberto e o afastamento do ar polar, as temperaturas vão subir mais e volta a fazer calor na tarde desta sexta-feira (7). 

 

Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera está ganhando força sobre o Brasil. Mais conhecido, como massa de ar seco, determina tempo ensolarado e cria um bloqueio à entrada das frentes frias nos próximos dias. 

 

Ainda por conta da ausência de nebulosidade no céu, faz um friozinho na madrugada, mas nada comparado ao frio intenso que voltou a fazer nos últimos dias, até com temperaturas negativas na serra catarinense. Nesta sexta-feira, algumas áreas começam o dia com névoa, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol forte. A temperatura sobe com facilidade e pode ficar perto dos 28°C em Porto Alegre (RS), dos 24°C em Florianópolis (SC) e 25°C em Curitiba (PR). Não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

 

Ar mais seco pelo interior

Além da elevação nas temperaturas, a umidade do ar entra em queda e já nesta sexta, os índices voltam a atingir valores críticos no período da tarde. Especialmente no interior dos estados, a umidade cai próxima ou abaixo dos 30%, deixando cidades em atenção. 

 

Quem for aproveitar o feriado ao ar livre deve redobrar os cuidados com a secura do ar e não se descuidar da hidratação.

 

Foto: Dolores Klassen. Aceguá/RS.

 

Quer saber mais? Sol na maior parte do BR no desfile de 7 de setembro

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%