Roraima, Amazonas e Pará podem ter chuva forte nos próximos dias

06/09/2018 às 15:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Calor e umidade alta ajudam a formar nuvens carregadas e risco de temporais aumenta em Belém nesta sexta-feira

De todo o Brasil, quase todos estados do Norte serão favorecidos por pancadas de chuva frequentes neste feriado prolongado de 7 de setembro. A capital Boa Vista (RR) foi destaque pelo grande volume de chuva por duas vezes esta semana e a chuva retornou por áreas do sul do Pará e do norte do Tocantins. Principalmente Roraima, o Amazonas e o Pará podem esperar por chuva forte nos próximos dias. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 59,6 mm em Boa Vista, entre às 9 horas de quarta-feira (5) e às 9 horas desta quinta-feira (6), sendo o maior volume de chuva do Brasil no período. Esta foi a segunda chuva volumosa da semana na capital. 

Temporal provoca alagamentos em Boa Vista (RR) 

 

Feriado de 7 de setembro 

O estado de Roraima, o Amazonas, o Pará, o Amapá e o norte do Tocantins terão calor e umidade elevada nesta sexta-feira (7), o que vai favorecer a formação de nuvens carregadas e a ocorrência das pancadas de chuva com raios. Mesmo com a chuva, todos os estados terão períodos de sol. 

 

Em especial o Pará, deve ter várias pancadas de chuva com o aumento da instabilidade inclusive em Belém. O risco de temporais aumenta na capital a partir da tarde. 

 

Foto: Roberto Meira. Belém/PA

 

Já os estados do Acre e Rondônia e o sul do Tocantins terão um feriado de 7 de setembro de muito sol e ar seco. Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Palmas (TO) permanecem com sol forte, tempo aberto e os níveis de umidade do ar podem ficar abaixo de 30% à tarde, deixando as capitais em alerta.  

 

Nos próximos dias, Roraima, o Amazonas e o Pará continuam com risco de temporais, inclusive nas capitais Boa Vista, Manaus e Belém. Há uma tendência da intensificação da instabilidade sobre Manaus (AM) no sábado (8). 

 

Confira a estimativa de chuva para todo o Norte do Brasil nos próximos dias: 

 

chuva_NO_6.09

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%