Florence volta à categoria de furacão neste fim de semana

08/09/2018 às 17:48
por Bruno Maon

Atualizado 09/09/2018 às 12:25

Oferecimento
Tempestade está com ventos de 100 km/h

Florence, atualmente classificada como tempestade tropical (veja aqui a classificação completa dos sistemas), pode voltar à categoria de furacão ainda neste fim de semana. Na última quarta-feira (5), o sistema chegou a ser classificado como um furacão de categoria 4, mas a entrada de ar mais seco o desintensificou a partir de quinta-feira. Por isso, neste sábado Florence está na categoria de tempestade tropical, com ventos  sustentados de até 100 km/h, e a cerca de 1300 km a sudeste de Bermuda.


Atualmente, rumando sobre águas mais quentes e sem o ar seco dos últimos dias, Florence está se intensificando. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos prevê que, entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo, o sistema volte a ser classificado como furacão, com ventos sustentados acima de 119 km/h. Florence deve continuar se intensificando rapidamente nos próximos dias e já na segunda-feira a previsão é que seja classificado novamente como um grande furacão (categoria 3 ou superior), com ventos acima de 178 km/h.

Por enquanto ainda é cedo para dizer se, de fato, Florence atingirá os Estados Unidos, mas as previsões indicam que essa é sim uma possibilidade. As previsões dos diferentes modelos meteorológicos ainda divergem bastante quanto ao deslocamento desse furacão, no entanto, vários deles projetam o sistema se deslocando em direção à costa leste americana, onde chegaria na próxima quinta-feira (13).