Furacão Florence deve atingir a costa dos EUA

09/09/2018 às 15:00
por Bianca Lobo

Oferecimento
O primeiro grande furacão da temporada chega à costa leste norte-americana durante a semana

Novamente a tempestade tropical Florence chegou a categoria de furacão no domingo, dia 09 de setembro. No boletim emitido durante a manhã do dia 09 pelo Centro Nacional de Furacões (NHCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos,  eram registrados ventos sustentados de até 120 km/h, classificando o sistema como furacão categoria 1.

 

Nos próximos dias esse sistema se intensifica e deve alcançar a categoria 4 (com ventos entre 209 e 251 km/h), tornando-o o primeiro grande furacão da temporada 2018. Florence avança em direção à costa leste dos Estados Unidos e chega ao continente entre os dias 13 (quinta-feira) e 14 de setembro (sexta-feira). Na imagem a seguir, adaptada do NHC, é mostrada a previsão do caminho mais provável do centro da tempestade no decorrer dos próximos dias. Os estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia já decretaram estado de emergência.

 

Florence_caminho

 

 

Três tempestades tropicais ativas no Atlântico Norte

 

Outras duas tempestades tropicais estão ativas no Oceano Atlântico, Isaac e Helene. Nos próximos dias esses sistemas devem ganhar força e também devem chegar a categoria de furacão. Por enquanto os modelos meteorológicos indicam que Helene não deverá atingir a América Central ou os Estados Unidos. Já Isaac deverá atingir as ilhas da América Central como furacão categoria 1 entre a quinta (13) e a sexta-feira (14).