Tufão Mangkhut chega às Filipinas

12/09/2018 às 17:01
por Redação

Atualizado 12/09/2018 às 17:02

Oferecimento
Na tarde desta quarta-feira, sistema estava a 1,1 km do município de Catarman

A empresa de meteorologia Weather Fillipines divulgou que, nas últimas horas, o grande tufão Mankhut, batizado de “Ompong”, cruzou a linha “PAR” (Philippine Area of Responsability), área do Nordeste Pacífico que abrange quase todo o território terrestre das Filipinas. É neste local que a agência nacional de meteorologia filipina, a PAGASA, monitora ocorrências climáticas. O tufão está a apenas cerca de 1,1 km do leste de Catarman, capital da província de Samar do Norte, nas Filipinas.

 

Ainda segundo a Weather Fillipines, a previsão é de que o vento se mantenha na direção oeste-noroeste nas próximas 24 horas. Durante esse período, as demais áreas do país vão ficar com céu limpo ou com algumas nuvens, com chance chuva isolada à tarde e à noite. Há risco de tempestades em alguns locais.

 

O mapa abaixo mostra todos os ciclones tropicais próximos às Filipinas e à bacia do Pacífico Ocidental. Esta previsão é válida para as próximas 24 horas.

 

gsat_091218_post

 

Nota importante

Nas imagens em infravermelho mostradas acima: áreas em azul indicam céu limpo ou com algumas nuvens; verde: parcialmente ou com muitas nuvens; amarelo: completamente nublado, com possibilidade de chuva fraca a moderada; vermelho: tempestades com moderada a forte intensidade ou tempestades.

 

Imagem do tufão divulgada pela NOAA