Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como será a última semana do Inverno?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de HVL, Coronel Fabriciano, MG

3 min de leitura

Oferecido por

Nesta semana entramos em contagem regressiva para o fim do Inverno 2018. A primavera começa oficialmente às 22h54 (horário de Brasília) do dia 22 de setembro. A Climatempo te conta como ficarão os últimos dias da estação, que costuma ser a mais fria do ano.

 

As estações do ano são definidas pela astronomia, e não pela meteorologia como muitas pessoas ainda pensam. O que vai definir qual é a estação vigente, é o quanto de sol que aquele hemisfério está recebendo, ou seja, o verão é a estação do ano em o período com sol é maior durante o dia, já o inverno é aquele em que o período com sol é o menor. Estão no meio, as chamadas estações de transição, ou seja, aquelas que vão do período de mais sol para o de menos sol e vice-versa.

 

No próximo dia 22 começa exatamente uma estação de transição, a Primavera. Do ponto de vista meteorológico, essa é a estação do ano em que temos o retorno da chuva para as áreas do centro do Brasil. A previsão para a nova estação virá em breve aqui no site da Climatempo, antes disso como será que este Inverno irá se despedir?

 

 

DISTRIBUIÇÃO DE CHUVA

O centro-sul do país terá de sistema de baixa pressão à frente fria nos últimos dias de Inverno, dessa forma a chuva de espalha pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde há condições para grandes volumes acumulados de chuva que inclusive podem vir em forma de temporais.

 

 

Por outro lado o interior nordestino seguirá com o predomínio do ar seco, ou seja, não há previsão de muita chuva e ela ficará concentrada sobre o litoral da Região. Algumas características da Primavera, já começam a ser observadas nesses últimos dias de Inverno. Afinal, a chuva tende a se distribuir de uma forma mais abrangente, algo que não costuma acontecer com muita frequência no ápice do Inverno.

 

FAZ FRIO?

Com a maior nebulosidade, a tendência é de que as temperaturas também não subam muito. Não chega a fazer frio, mas também longe de fazer calor no centro-sul do país. O ar polar só deve conseguir entrar sobre a Região Sul, a partir da quinta-feira (20), ainda assim de forma fraca. 

 

 

Foto de HVL, Coronel Fabriciano, MG

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias